Entenda como pode ser o modelo de SAF que o Flamengo está buscando

Publicado:

O Flamengo estaria em entendimentos com o Bayern de Munique para discutir uma maneira de adotar o sistema de SAF, que já está em uso aqui no Brasil, notadamente por Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Bahia.

Os resultados de um clube-empresa podem demorar um pouco para acontecer. É o que estamos vendo, por exemplo, com o Vasco, que está mergulhado na zona de rebaixamento e a torcida parece muito impaciente com os investidores norte-americanos.

O que o Flamengo, segundo o G1, está buscando é um modelo parecido com o do Bayern, que abriu empresa homônima à associação civil e vendeu 25% de suas ações a três empresas com quem tem parcerias há muito tempo: Audi, Adidas e Allianz. Cada uma delas têm fatias equivalentes (8,33%).

Assim, evita-se o risco de perda de identidade. Sim, esse é um risco real, que alguns clubes não estão levando em conta.Pode ocorrer a perda dos valores tradicionais do clube. Com a entrada de investidores externos, a busca pelo lucro pode sobrepor-se aos aspectos culturais e emocionais que envolvem o futebol, o que pode desagradar os torcedores mais puristas.

Mas é inegável que há vantagens, muitas vantagens que precisam ser consideradas, como as que elencamos a seguir:

Sustentabilidade financeira  O modelo de clube-empresa pode ajudar a melhorar a gestão financeira dos clubes, tornando-os mais sustentáveis a longo prazo. Isso ocorre porque o clube é administrado como uma empresa, com uma estrutura de governança corporativa e uma gestão profissional, buscando lucro e retorno financeiro.

Acesso a investimentos Como uma empresa, um clube-empresa tem a capacidade de atrair investidores externos e buscar financiamento adicional. Isso pode ajudar os clubes a investirem em infraestrutura, contratar jogadores de qualidade e expandir suas operações de marketing, aumentando sua competitividade.

Profissionalização da gestão Ao adotar o modelo de clube-empresa, é necessário implementar uma gestão profissional, com especialistas em finanças, marketing e operações. Isso pode levar a uma tomada de decisão mais eficiente e estratégica, bem como a uma melhoria geral na administração do clube.

Times de grande apelo popular, como Flamengo e Corinthians – só para citar os que têm as maiores torcidas do país – devem tomar maiores precauções. Cada caso deve ser avaliado individualmente, levando em conta a realidade e os objetivos que cada clube está almejando nessa parceria..

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

The post Entenda como pode ser o modelo de SAF que o Flamengo está buscando first appeared on Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Já falei com Rogério”: Jean Lucas se coloca à disposição do Bahia após estreia pela Seleção

Um dia após sua estreia pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de...

Movimento Vitória SAF apresenta plano estratégico para atrair investidor para o clube

O Movimento Vitória SAF (MVSAF) entregou à diretoria do Vitória o documento “SAF de Verdade: O Futuro Sustentável do Vitória”, que traz um...

Fluminense x Bahia: confira prováveis escalações, horário e onde assistir

O Bahia se prepara para mais uma grande decisão. Neste rádio, o Tricolor enfrenta o Fluminense no Maracanã, às 19h, em partida de...