Força Nacional irá para Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Publicado:

Logo Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, no estado de Rondônia, por 90 dias.ebcebc

A medida foi publicada nesta segunda-feira (12), no Diário Oficial da União, em uma portaria que também define o apoio logístico aos militares pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Notícias relacionadas:

  • Ministério da Justiça lança edital para ampliar segurança nas escolas.
  • Ministério da Justiça monta força-tarefa contra violência nas escolas.

Em fevereiro, um pedido do Ministério Público Federal de proteção da área resultou na determinação judicial no sentido da elaboração e execução de um plano de proteção do território indígena Uru-Eu-Wau-Wau. A ação foi motivada por denúncias de crimes ambientais e invasões das terras indígenas.

Estudo prévio

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que os agentes da FNSP chegarão à Rondônia ainda nesta segunda-feira (12). Segundo o comunicado, o total de militares que atuará na região é baseado em um estudo prévio sobre a necessidade para o cumprimento da operação.

A nota informa, também, que “por motivo de segurança das equipes policiais e dos indígenas, não divulgamos números de agentes destacados para operações em andamento”.

De acordo com o Instituto Socioambiental (Isa), a região abrange mais de 1,8 milhão de hectares e é homologada como território indígena desde 1991.

Nela, vivem nove povos indígenas: os Jupaú, ou Uru-eu-wau-wau; os Oro Win; os Amondawa e os Cabixi; além de outros cinco povos isolados, ainda sem contato com pessoas não-indígenas.

 

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem mata irmãos a facadas e é preso após se envolver em acidente

Um crime brutal chocou a cidade de Balsas, no sul do Maranhão, onde dois irmãos, Francisco Roque Lima dos Santos Júnior, de 25...

‘Dona de Mim’: Jaques comete erro e vira alvo da polícia

Jaques (Marcello Novaes), em um momento de triunfo, finalmente assume a presidência da Boaz. No entanto, essa conquista durará pouco, pois um erro...

Triplo homicídio com PM e ‘garotas do job’ tem desfecho chocante

Em um desfecho que deixou a sociedade em choque, um caso de triplo homicídio envolvendo um policial militar em Dias D’Ávila, na região...