Fórmula 1: Verstappen vence GP do Canadá e empata com Ayrton Senna

Publicado:

O holandês Max Verstappen venceu, neste domingo (18/6), o GP do Canadá de Fórmula 1, oitava etapa do Mundial. O veterano espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) ficou em segundo lugar, seguido pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que completou o pódio.

Essa foi a 41ª vitória do piloto, que se igualou a Ayrton Senna. Eles só ficam atrás de Lewis Hamilton (103), Michael Schumacher (91), Sebastian Vettel (53) e Alain Prost (51). Esta foi também o centésimo triunfo da equipe Red Bull na Fórmula 1.

TOP 10

Who’s taking home the points from Canada? Take a look! #CanadianGP #F1 pic.twitter.com/rS7fJh6Kkh

— Formula 1 (@F1) June 18, 2023

Charles Leclerc e Carlos Sainz colocaram a Ferrari em quarto e quinto lugares. Sergio Perez (Red Bull) foi o sexto, seguido por Alexander Albon (Williams), Esteban Ocon (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo).

Com o resultado, Verstappen lidera o campeonato com 195 pontos, contra 126 do companheiro Sergio Perez, que fez a volta mais rápida da prova (1min14s481). Alonso soma 117 pontos, enquanto Lewis acumula 102. O próximo GP será disputado na Áustria, dia 2.

Como foi Verstappen largou bem e manteve a primeira posição. Alonso foi surpreendido por Hamilton, que ganhou o segundo lugar. Russell ficou em quarto.

Poucas ultrapassagens foram feitas no início da prova e a maior “briga” ficou entre Hulkenberg, Norris e Leclerc pelo sétima posição. Na oitava volta, Sargeant teve problemas mecânicos em sua Mercedes, causando a utilização do safety car virtual.

Verstappen, Hamilton e Alonso aproveitaram para trocar pneus. Na saída dos boxes por pouco o espanhol não bateu no inglês.

Na 12ª volta, Russel bateu no muro e o safety car entrou na pista. Apesar do forte impacto, o britânico voltou dos boxes e continuou na disputa, mesmo com problemas na aerodinâmica. Cinco voltas mais tarde, o safety car deixou a pista.

No final da 22ª volta, Alonso fez bela ultrapassagem sobre Hamilton para reconquistar o segundo lugar. Na frente, Verstappen acumulava voltas mais rápidas e tinha mais de três segundos de vantagem.

Um dos melhores momentos da corrida ocorreu na 35ª volta, quando Russell aproveitou a disputa de Tsunoda e De Vries para ganhar as duas posições. Outro destaque foi a atuação de Perez, que largou em 12º lugar e terminou na sexta posição.

Na parte final da prova, o duelo que mais chamou a atenção foi Russell e Albon pelo sétimo lugar. Na frente, Hamilton tentou encostar em Alonso, mas o espanhol manteve o segundo lugar até o fim.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Garimpo Legal: CBPM e Setre promovem curso para qualificação da atividade garimpeira

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em parceria com a...

Vitória dá sequência na preparação para duelo contra o Fortaleza

Após um hiato desde o jogo contra o Atlético Mineiro, realizado...

VÍDEO: Perseguição policial causa acidente envolvendo ônibus na Av. Oscar Pontes

Dois homens foram atropelados por um ônibus na Avenida Oscar Pontes, em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia, localizado no...