Governo aguarda teste prático para assinar com vencedora de licitação de câmeras corporais da PM-BA

Publicado:

Tema de debate desde o governo de Rui Costa (PT), a implementação de câmeras de monitoramento nas fardas de policiais militares da Bahia avançou mais uma etapa e já tem uma empresa vencedora da licitação do equipamento. A informação foi revelada pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, na manhã desta terça-feira (27) ao ser questionado pelo Bahia Notícias. O titular da SSP, no entanto, disse que não revelaria o nome da empresa já que o processo ainda está em andamento e com análises pendentes.

 

“A gente fez a licitação e agora a empresa vencedora – não vou falar o nome porque o certame ainda está em andamento – apresentou toda a documentação exigida. A documentação está sendo analisada pela comissão do edital e pela Procuradoria Geral do Estado, e se estiver tudo ok a gente marca a prova de conceito, que é o teste, para ter certeza que aquele equipamento que a empresa dispôs atende os pré-requisitos e integração com nosso sistema. Uma vez realizada a prova de conceito, que a gente espera fazer o mais rápido possível, a gente consegue já assinar o contrato e fazer uso [das câmeras corporais] dela até o final do ano. Foi nossa previsão diante do certame tão complexo e um valor tão vultoso e do rito normal que a gente vem seguindo para contratação das câmeras corporais”, comentou Werner.

 

Titular da SSP-BA | Foto: Anderson Ramos / Bahia Notícias

 

No último mês de abril, em entrevista ao Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias, o número um da segurança pública do estado defendeu a adoção das câmeras de vídeo ao justificar que o equipamento daria maior transparência à ação policial e resguarda os agentes e o cidadão. “Isso resguarda o policial e o cidadão, tem vantagem de usar isso como prova, até mesmo para dispensar um policial de uma audiência. Ali seja em uma audiência de custódia ou durante o julgamento da ação pode ter elementos incontestes da atuação policial, vai estar claro preservado a prova”, disse Marcelo Werner à época.

 

Ainda conforme Marcelo Werner, as imagens captadas podem ser usadas para auxiliar na capacitação dos policiais e aprimorar técnicas operacionais da corporação. Como justificativa, o secretário cita um caso ocorrido nos Estados Unidos.

 

“A gente pode usar as imagens para melhorar cada vez mais a nossa capacitação, nossa doutrina de técnicas operacionais. Recentemente vimos um vídeo de um policial americano em uma escola onde houve um ataque e se via que não teve outra solução, uma pessoa que já havia atingido, feito ataque com arma de fogo a diversos professores e crianças, não houve outra solução se não o uso do armamento letal. E cada abordagem você pode usar como parâmetro para estudo de caso e melhorar a abordagem policial. É buscar mais transparência, mostrar que pode ser usado como prova, eu acho que temos muito a avançar com o uso dessas câmeras”, disse.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“110 Anos de Samba”: Prefeitura de Salvador anuncia tema do Carnaval 2026

A Prefeitura de Salvador revelou, nesta segunda-feira (28), que o tema do Carnaval de 2026 será “110 Anos de Samba”, uma verdadeira ode...

Homem é preso em flagrante após arrombar loja no centro de Porto Seguro

Na madrugada do último domingo (27), um ato de ousadia no centro de Porto Seguro resultou na prisão de um homem por arrombamento....

MP-BA pede urgência à coelba para proteger preguiças-de-coleira na região da Praia do Forte

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) enviou uma solicitação urgente à Neoenergia Coelba, destacando a necessidade vital de proteger a fauna...