Índios bloqueiam BR-101 no trecho entre Itabela e Itamaraju em protesto por demarcação de terra

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Indígenas de várias aldeias pataxó, pertencentes ao território indígena Barra Velha, bloquearam a BR-101 nesta quarta-feira (07), no trecho entre Montinho, em Itabela, e a entrada do Parque do Monte Pascoal, em Itamaraju. O protesto teve início por volta das 6h e tem como objetivo pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a concluir o julgamento sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Os manifestantes reivindicam que seus direitos territoriais sejam respeitados, e afirmam que o protesto só terminará após a conclusão do julgamento pelo STF, previsto para ser retomado nesta quarta-feira, a partir das 14h.

Durante o bloqueio, os indígenas estão permitindo apenas a passagem de ambulâncias, visando garantir o atendimento médico de emergência. A Polícia Rodoviária Federal está presente no local para acompanhar a manifestação e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Indios bloqueiam BR 101 em Itabela por protesto contra marco temporal 2MARCO TEMPORAL – O principal ponto de discussão no julgamento do STF é o chamado marco temporal. A tese defendida por proprietários de terras sustenta que os indígenas só teriam direito às terras que estavam em sua posse até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

O julgamento foi interrompido em setembro de 2021 devido a um pedido de vista feito pelo ministro Alexandre de Moraes. Atualmente, o placar está empatado em 1 a 1, com o ministro Edson Fachin votando contra a tese e Nunes Marques manifestando-se a favor.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados adiantou-se ao julgamento do Supremo e aprovou o marco temporal. No entanto, a matéria ainda precisa ser discutida e aprovada pelo Senado.

Por Radar64

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Três mortos em grave acidente no trecho entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

O grave acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira, dia 26 de abril, no KM 819 da BR-101, no trecho entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas. Um veículo de passeio (Fiat/Uno, cor branca, placa JQJ-5002/BA, que seguia de Linhares/ES para Eunápolis/BA) colidiu de...

Professora acusada de peculato é exonerada de cargo em Itamaraju

A professora Aline de Souza Galisa, que atuava como diretora do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro da cidade de Itamaraju, foi exonerada de seu cargo na Secretaria da Educação após ser acusada de peculato. A exoneração ocorreu através da portaria 00781665 de 25 abril...

MST ocupa fazenda da CEPLAC em Itabela

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a oocupação conta com a presença de, aproximadamente, 400 famílias de trabalhadores. A área ocupada pertence à CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), localizada no município Itabela no extremo sul da Bahia. O MST reivindica...