Jornalista Luiz Gonzaga Motta morre aos 80 anos em Brasília

Publicado:

O jornalista Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, de 80 anos, morreu nesta sexta-feira (9), em Brasília, vítima de um mal subido. Ele era professor aposentado da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) e deixa filhos e netos.

Baga, como também era conhecido, foi secretário de Comunicação da UnB e criou a revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da instituição. Ele foi ainda um dos idealizadores do jornal-laboratório da FAC, o Campus, há 53 anos.

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1968, Motta ingressou como docente na UnB em 1969. Sua primeira passagem durou doze anos. Em 1982, pediu demissão “por incompatibilidade administrativa e política absoluta” com o reitor nomeado pela ditadura militar. Retornou em 1985, na gestão do reitor Cristovam Buarque.

Além da atuação acadêmica, Luiz Gonzaga Motta ocupou diversos cargos de gestão, dentro e fora da universidade. Entre eles, foi secretário Nacional de Cultura e secretário de Comunicação do Distrito Federal.

Em 2022, Motta foi homenageado no lançamento da edição nº 27 da revista Darcy, que celebrou os 60 anos da Universidade de Brasília, entre outros personagens históricos da publicação.

*Com informações da UnB

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça novo filme de terror brasileiro que promete causar calafrios

VEM AÍ! Filme é estrelado por Selton Mello e Marjorie Estiano Selton Mello estrela ‘Enterre Seus Mortos’ - Foto: Divulgação Um dos lançamentos mais aguardados para...

TRE muda local de votação em bairros de Salvador; confira

ALERTA Órgão altera 11 locais de votação para garantir conforto e acessibilidade TRE mudou 11 seções eleitorais de local de votação - Foto: Reprodução TRE...

Círio Musical 2025: com atração internacional, evento deve reunir 100 mil pessoas em Belém (PA)

Iniciativa traz grandes atrações da música católica para a cidade; coordenadora da produção artística do evento destaca importância do patrocínio do Banco da Amazônia.