Mendonça suspende ação penal de Lira contra Renan Calheiros por calúnia

Publicado:

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o andamento de uma ação penal que tramitava na Justiça Federal de Brasília. Nela, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acusa o senador Renan Calheiros (MDB-AL) de crimes contra a honra – calúnia, injúria e difamação.

 

Segundo informações do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a decisão desta quarta-feira (31) tem caráter liminar, ou seja, temporário, e vale até que o STF decida se o caso será julgado pela Justiça Federal do Distrito Federal ou pelo próprio Supremo, uma vez que os dois parlamentares envolvidos têm foro privilegiado.

 

Lira acionou a Justiça por conta de uma publicação na rede social de Renan Calheiros, na qual o senador aponta suposto envolvimento do presidente da Câmara com desvios de verbas públicas e irregularidades nas emendas parlamentares, conhecidas como “orçamento secreto”.

 

Na postagem em questão, de outubro do ano passado, Calheiros também acusa Lira de suposta interferência na Polícia Federal (PF) em Alagoas. Em dezembro, a Justiça Federal do DF aceitou a queixa-crime e transformou Renan em réu por calúnia, injúria e difamação.

 

A defesa do senador recorreu ao STF. Renan argumentou que os fatos têm relação com o exercício do mandato e estão relacionados à atividade parlamentar. Portanto, devem ser julgados no Supremo, em razão do foro privilegiado. Em análise preliminar, o ministro André Mendonça afirmou que o caso pode ser de competência do STF por envolver crítica em contexto de disputa política.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher trans é encontrada morta com mãos amarradas em Salvador

Na manhã de um sábado trágico em Salvador, a comunidade do Engenho Velho da Brotas foi diretamente impactada ao encontrar o corpo de...

CBF divulga suspensão de investigações contra presidente Samir Xaud por decisão da Justiça Eleitoral de Roraima

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trouxe uma nova reviravolta ao anunciar que as investigações contra seu presidente, Samir Xaud, foram suspensas por...

Casal armado assalta duas farmácias em bairros nobres de Salvador em menos de uma hora

Na noite de uma sexta-feira que deveria ser tranquila, um casal audacioso desafiou a segurança em Salvador ao assaltar duas farmácias em bairros...