Ministério Público da Bahia pede condenação do prefeito de Madre de Deus por crime de responsabilidade

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu a condenação do prefeito de Madre de Deus, Dailton Raimundo De Jesus Filho (PSB), por crime de responsabilidade.

 

A irregularidade apontada pelo MP-BA é referente a pagamentos mensais à escritórios de advocacia com receita pública provenientes da fonte “Royalties/Fundo Especial do Petróleo/Compensação Financeira Exploração de Recursos Minerais” em alguns dos processos de pagamento aos locais, em desacordo com a previsão da Lei Federal nº 7990/1989, do Decreto nº 1/1991, que a regulamenta, e da Lei Federal nº 9478/1997.

 

Segundo a legislação, a receita dos royalties não podem pagar despesas de custeio do município e têm destinação específica, tais como infraestrutura, saneamento, saúde e outros setores.

 

A suspeita é que o gestor municipal tenha pago, em 2021, contratos mensais com cinco escritórios, o contrário do permitido por lei, totalizando mais de R$ 500.000,00 em “contribuições”.

 

Com isso, o MP denunciou o prefeito por crime de responsabilidade, “por empregar subvenções, auxílios, empréstimos ou recursos de qualquer natureza, em desacordo com os planos ou programas a que se destinam.”

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Presidente do STF, Luís Roberto Barroso recebe três medalhas da justiça baiana

O atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, recebeu nesta segunda-feira (4), no 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ no Centro de Convenções, três medalhas baianas. As honrarias são: medalha do mérito em educação judicial desembargador Mário Albiani; medalha Adolfo Leitão Guerra; e  medalha de honra ao mérito desembargador

Vídeo mostra bandidos explodindo carro-forte na BR-101; suspeitos fugiram

Uma tentativa de roubo a um carro-forte assustou quem trafegava na BR-101, próximo a barragem de Pedra do Cavalo, no início da noite desta segunda-feira (4). Em vídeos enviados por leitores à redação do Bahia Notícias é possível ver o veículo explodido em um dos lados da pista.   A Secretaria de Segurança Pública da

Estudantes universitários são encontrados mortos em estrada no México

A polícia do município de Celaya (no estado de Guanajuato e a 260 km da Cidade do México) encontrou os corpos de cinco estudantes universitários dentro de um carro, em uma estrada de terra na região. O caso ocorreu por volta das 19h desse domingo (3/12). Moradores da comunidade de Crespo, na Avenida Ingeniero Javier