Mutirão do Glaucoma atende quase 200 pessoas em Caravelas oferecendo cuidados oftalmológicos essenciais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última sexta-feira (16), o Ambulatório Municipal de Caravelas foi palco de um importante evento de saúde ocular, o Mutirão do Glaucoma. Cerca de 200 pessoas foram atendidas durante a iniciativa, que ofereceu uma série de serviços para diagnóstico e tratamento da doença.

Mutirao do glaucoma em Caravelas 6 scaledO glaucoma é uma condição oftalmológica que afeta o nervo óptico, frequentemente associada ao aumento da pressão intraocular, podendo levar à perda gradual da visão e, em casos mais graves, à cegueira. Reconhecendo a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento regular, a equipe multidisciplinar de saúde de Caravelas, em parceria com o Instituto Médico Especializado de Pau da Lima (IMEP), organizou esse mutirão visando oferecer cuidados fundamentais aos pacientes.

Mutirao do glaucoma em Caravelas 2 scaledNas palavras da Secretária de Saúde, Marina Ramalho, em uma entrevista para a ASCOM: “A equipe da secretaria de saúde sempre busca maneiras de se manter ativa no município e distritos, essa é só mais uma das ações que realizamos, a equipe vai estar sempre de prontidão para atender as urgências e para acelerar as ações de prevenção e acompanhamento de situações delicadas, como essa.”

Mutirao do glaucoma em Caravelas 9 scaledDurante o evento, foram realizadas diversas atividades para atender às necessidades dos pacientes. Aferição da pressão ocular, consultas de fundoscopia e campimetria ocular foram algumas das avaliações realizadas pela equipe médica e de saúde ocular. Além disso, os colírios necessários para o tratamento dos pacientes diagnosticados com glaucoma foram entregues, garantindo a continuidade do cuidado após o mutirão.

Mutirao do glaucoma em Caravelas 7 scaledO mutirão contou com a participação ativa da Equipe Multidisciplinar de Saúde, formada por profissionais especializados em oftalmologia, enfermagem e outras áreas relacionadas à saúde. Essa iniciativa integrada permitiu uma abordagem abrangente e eficiente para o atendimento dos pacientes, oferecendo um suporte completo para o tratamento do glaucoma.

Mutirao do glaucoma em Caravelas 11 scaledEssa ação é mais uma das estratégias implementadas pela rede pública municipal de saúde de Caravelas, com o apoio do Governo do Estado, para garantir cuidados de qualidade e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. O acompanhamento constante e o acesso facilitado a serviços oftalmológicos são fundamentais para detectar precocemente o glaucoma e garantir um tratamento adequado, minimizando o impacto dessa condição na visão dos caravelenses.

Mutirao do glaucoma em Caravelas 4 scaledPor meio dessa ação, quase 200 pessoas puderam receber atendimento especializado e os cuidados necessários para uma maior qualidade de vida. A iniciativa mostra o comprometimento das autoridades de saúde em promover ações preventivas e de tratamento, visando garantir a saúde ocular e bem-estar da população.

Segundo o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, “o Mutirão do Glaucoma em Caravelas reforça a importância da saúde ocular e da prevenção de doenças oftalmológicas”, disse.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Alcobaça, Caravelas e Cumuruxatiba vão contar com circuito de choro instrumental

O “Circuito Cai na Roda, O Choro no Extremo Sul”, irá beneficiar músicos e estudantes de música, pessoa que já teve algum contato com a música, integrantes de projetos musicais e/ou até músicos profissionais, em três cidades litorâneas do Extremo Sul da Bahia (Caravelas,...