TAGS

Papa Francisco deixa hospital após cirurgia abdominal e internação de nove dias

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

papa francisco neneo Shutterstock

O papa Francisco, de 86 anos, recebeu alta na manhã desta sexta-feira, 16, do Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, onde estava internado há mais de uma semana para uma laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese. A confirmação veio da equipe médica que cuida do papa, por meio do Vaticano, que já na nota diária de quinta-feira, 15, informou que estava prevista a alta do hospital, em função de um curso clínico que continua “sem complicações”.

O sumo pontífice deixou o hospital sorrindo em uma cadeira de rodas em meio a uma multidão de fiéis, paroquianos e jornalistas Suas declarações se limitaram a alguns cumprimentos e agradecimentos. “Eu continuo vivo” e “sofro pelos migrantes”, comentou sobre o naufrágio dos migrantes no mar Egeu. Essas foram as primeiras palavras ditas por Francisco assim que deixou o hospital Gemelli.

Em comunicado, a equipe médica afirmou ainda que o papa descansou bem durante a noite e “seus exames hematológicos estão normais”.

Um jantar realizado na noite de quarta-feira, 14, reuniu toda a equipe médica e pela manhã de quinta-feira o papa quis cumprimentar todos os médicos, as enfermeiras e equipe que coordenou, realizou e possibilitou a operação.

Entre os seus encontros, o papa, também cumprimentou a direção do hospital que o acolheu pela terceira vez, após a cirurgia de 2021, em razão de uma diverticulite, e a hospitalização em março deste ano por bronquite infecciosa.

Por fim, também na quinta, Francisco visitou a enfermaria de oncologia pediátrica e Neurocirurgia Infantil do Hospital Agostino Gemelli. Na ocasião cumprimentou as crianças internadas e suas famílias, agradecendo à equipe médica que os assiste. A cada um deles deu um rosário e um livro.

Entenda o procedimento realizado no papa

O procedimento envolveu abrir o abdômen e fazer cirurgia plástica na parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. A permanência na unidade de saúde durou vários dias para permitir o “curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa”, havia informado a equipe médica anteriormente.

A hérnia é uma espécie de “abaulamento” da região abdominal que pode ser provocado por uma alteração no formato da musculatura do intestino. Em casos mais graves, como o do papa – que já passou por cirurgia no intestino dois anos atrás e, por isso, tinha uma cicatriz de corte no órgão -, a hérnia pode dificultar a passagem de fezes e gases, além de causar dor intensa. Para tratar, é preciso operar.

 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Comissão da Câmara dos Deputados vai discutir na terça ampliação do aeroporto de Barreiras

Audiência pública marcada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para terça-feira (23), às 10h, vai colocar em pauta a ampliação do aeroporto de Barreiras, no Extremo Oeste baiano.    O pedido da audiência é do deputado Neto Carletto (PP). O parlamentar pontuou que o aeroporto atende uma região vasta e próspera

PDT Bahia elege novo presidente da juventude do partido; legenda aposta na renovação de quadros para eleições

O futuro advogado Carlos Brasileiro foi eleito presidente da Juventude Socialista do PDT da Bahia (JS-BA). A eleição aconteceu neste sábado (20), durante o primeiro congresso estadual do movimento, realizado no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, que reuniu lideranças pedetistas da capital e do interior    Ainda no congresso, a JS-BA aprovou decisão

Perigo na Baía de Todos os Santos: Lancha é arrastada pelo vento e fica encalhada; Marinha emite alerta

As fortes chuvas deste final de semana provocaram estragos e trouxeram perigo para quem navegava no litoral baiano. A ventania arrastou uma lancha, modelo Azimut 56, na noite deste sábado (20) na praia da Penha, em Itaparica. A embarcação ficou encalhada na areia.    O incidente aconteceu após a Marinha do Brasil emitir comunicado sobre