Eleita corregedora-geral da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) para o biênio 2023-2025, a defensora pública Janaína Canário Carvalho Ferreira toma posse do cargo em sessão solene nesta terça-feira (6). A cerimônia será às 16h na Escola Superior da Defensoria (Edesp), em Salvador.
Ferreira foi aprovada por unanimidade em sabatina realizada na sessão extraordinária do Conselho Superior, no dia 24 de maio. A Corregedoria é o órgão da Administração Superior que acompanha, fiscaliza, orienta e inspeciona permanentemente a regularidade dos serviços oferecidos pela DP-BA.
Janaína Canário fez a assinatura do termo de posse no dia 31 de maio, e agora será empossada com a presença de conselheiros do Conselho Superior, amigos, representantes da Administração Superior da DP-BA, representantes dos poderes públicos, servidores da Corregedoria e da DP-BA, entre outros convidados.
HISTÓRICO PROFISSIONAL
A primeira experiência como defensora pública foi em Alagoinhas, onde atuou por um ano. Transferida para Salvador, atuou em quase todas as Especializadas, com exceção da Criminal. No currículo, Janaína Canário acumula 23 anos de trabalho na Defensoria Pública da Bahia.
Ela foi coordenadora das Defensorias Regionais, assessora de gabinete do defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo, conselheira da OAB e integrante da diretoria da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA). Por quatro anos, foi auxiliar da Corregedoria, junto à então corregedora Liliana Sena Cavalcante.
Que você achou desse assunto?