Príncipe Harry sai vitorioso de 1ª batalha para manter visto americano

Publicado:

Em janeiro, o príncipe Harry lançou o livro de memórias Spare e concedeu entrevistas em que revelou ter usado drogas após se mudar para os Estados Unidos. Diante dos relatos, uma instituição de controle político entrou na Justiça norte-americana para tornar público o tipo de visto do duque de Sussex.

Após a Heritage Foundation solicitar um pedido da Lei de Liberdade de Informação sobre o documento do príncipe, o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) informou que os registros do visto não serão divulgados. Em carta enviada à organização, o diretor do órgão norte-americano explicou os motivos pelos quais negou o requerimento.

Na mensagem remetida à instituição de controle político, o diretor do DHS, Jimmy Wolfrey, prestou os seguintes esclarecimentos: “Na medida em que existem registros, este escritório não considera o interesse público na divulgação suficiente para anular os interesses de privacidade do sujeito”.

Em 2020, Harry passou a morar no Estados Unidos após abdicar dos deveres oficiais na monarquia britânica. Na autobiografia, ele admitiu ter usado cogumelos psicodélicos na casa onde mora, no estado norte-americano da Califórnia.

Vale lembrar que o duque de Sussex ter afirmado utilizar drogas atrapalha a renovação do visto dele nos Estados Unidos. “Pode ser um obstáculo para os não americanos que desejam continuam no país, pois é uma resposta obrigatória nos formulários [não usar drogas]”, escreveu a revista britânica Hello! em um artigo.

O príncipe Harry ocupa a quinta posição da linha de sucessão ao trono britânico Harry mora nos EUA com a esposa, a norte-americana Meghan Markle, e os dois filhos, Archie, de 4 anos, e Lilibet Diana, com 2. Em resposta ao DHS, a diretora do Heritage Foundation, Margaret Thatcher, lamentou a falta de transparência do órgão público. “Isso é inaceitável, e iremos contestar a sua posição”, proferiu.

“Existem apenas três maneiras possíveis pelas quais o duque de Sussex poderia ter entrado nos Estados Unidos com um visto: (1) o príncipe Harry revelou toda a extensão de seu uso de drogas e recebeu uma isenção; (2) o DHS ignorou descaradamente a lei; ou (3) o príncipe Harry mentiu sob juramento”, acrescentou Margaret no posicionamento.

Embora o diretor do Departamento de Segurança Interna tenha publicado a mensagem, Margaret Thatcher ressaltou que a “liberação dos registros de imigração do príncipe Harry nos Estados Unidos” será decidida em um tribunal federal por um juiz.

Príncipe Harry e Meghan Markle com os filhos, Archie Harrison e Lilibet Diana Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresário de MG morre em acidente durante salto de paraquedas em SP

Em uma manhã fatídica em Boituva, São Paulo, o empresário Thomas Storino Britis, de 44 anos, perdeu a vida em um trágico acidente...

Zanin é sorteado relator de ação que busca impedir efeitos de sanção dos EUA contra Moraes no Brasil

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido como relator de uma importante ação que busca bloquear os efeitos da...

Pedido de prisão de MC Poze do Rodo após acusação de tortura é negado

A recente decisão judicial negou o pedido de prisão de Marlon Brendon Coelho Couto da Silva, popularmente conhecido como MC Poze do Rodo,...