Quilombo Quingoma questiona decisão judicial que delimitou área menor para comunidade

Publicado:

O Quilombo Quingoma se mobiliza contra decisão da Justiça Federal em proibir a realização de obras em apenas 288 hectares do território tradicional quilombola. A comunidade alega que a área total é de, na verdade, 1.225 hectares, em Lauro de Freitas. O território está em processo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação em favor dos quilombolas.

 

A decisão é da 14ª Vara Federal Cível da Bahia e determina também que a prefeitura de Lauro de Freitas deve fixar placas indicativas na área delimitada, comunicando, à sociedade em geral, a proibição da realização de quaisquer obras ou serviços.

 

A comunidade afirmou também que o quilombo é povoado por 578 famílias com mais de 3.500 pessoas no território. A decisão aponta que, de acordo com um laudo, há cerca de 2.037 residências não quilombolas na região.

 

A área a ser demarcada representa cerca de 22% de todo o território do município. A decisão aponta também que, de acordo com o Incra, existem condomínios e projeto Minha Casa/Minha Vida no território.

 

O documento esclareceu que não há desconhecimento de que a comunidade de Quingoma é uma comunidade tradicional situada no centro geográfico do município, que se encontra certificada como comunidade remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares desde 2013 e que busca a regularização fundiária do seu território junto ao Incra desde 2015.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça condena cinco pessoas por morte de pediatra por motivação de ciúmes em Xique-Xique

O Tribunal do Júri da Comarca de Xique-Xique decidiu pela condenação de cinco indivíduos pelo assassinato do médico pediatra Júlio Teixeira, morto em...

Jovem de 25 anos é assassinado a tiros em região de Irecê

Na manhã desta segunda-feira, um homem de 25 anos, chamado Marcos Moreira, foi assassinado em Hidrolândia, zona urbana do município de...

Projeto de Lei propõe título de “Capital da Fruticultura Irrigada” para Juazeiro

Um novo projeto de lei está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia, buscando conceder a Juazeiro, localizada no norte do estado, o...