Quilombo Quingoma questiona decisão judicial que delimitou área menor para comunidade

Publicado:

O Quilombo Quingoma se mobiliza contra decisão da Justiça Federal em proibir a realização de obras em apenas 288 hectares do território tradicional quilombola. A comunidade alega que a área total é de, na verdade, 1.225 hectares, em Lauro de Freitas. O território está em processo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação em favor dos quilombolas.

 

A decisão é da 14ª Vara Federal Cível da Bahia e determina também que a prefeitura de Lauro de Freitas deve fixar placas indicativas na área delimitada, comunicando, à sociedade em geral, a proibição da realização de quaisquer obras ou serviços.

 

A comunidade afirmou também que o quilombo é povoado por 578 famílias com mais de 3.500 pessoas no território. A decisão aponta que, de acordo com um laudo, há cerca de 2.037 residências não quilombolas na região.

 

A área a ser demarcada representa cerca de 22% de todo o território do município. A decisão aponta também que, de acordo com o Incra, existem condomínios e projeto Minha Casa/Minha Vida no território.

 

O documento esclareceu que não há desconhecimento de que a comunidade de Quingoma é uma comunidade tradicional situada no centro geográfico do município, que se encontra certificada como comunidade remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares desde 2013 e que busca a regularização fundiária do seu território junto ao Incra desde 2015.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende líderes de facção criminosa em operação na Bahia e em São Paulo

Em uma ação audaciosa, a Polícia Civil da Bahia desmantelou os líderes de uma facção criminosa que atuava na Região Metropolitana de Salvador....

MP-BA cobra ajustes no transporte metropolitano após falha no cumprimento de acordo firmado

A insatisfação com o transporte metropolitano em Salvador reacendeu a atenção do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O órgão emitiu uma recomendação urgente...

Esmeralda de 92,5 kg encontrada no Norte baiano será leiloada por R$ 100 milhões

Uma impressionante esmeralda bruta de 92,5 kg, extraída da Serra da Carnaíba, em Pindobaçu, no Norte da Bahia, está prestes a entrar na...