Salvador: Bebê de 2 meses morre após ter tido leite injetado no acesso ao invés de remédio

Publicado:

Um bebê de 2 meses morreu após um erro de uma técnica de enfermagem que injetou leito no acesso central. O caso aconteceu, na última segunda-feira (19), na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. As informações são do G1.

 

Samuel Ricardo Souza Bastos recebia medicamentos na veia e se alimentava atra sonda. De acordo com familiares, que efetuaram uma denúncia, o bebê estava internado há um mês por ter nascido com cardiopatia.

 

A mãe de Samuel, Naiane Rocha, recebeu um chamado no domingo (18) informando que o filho tinha passado mal.

 

Na noite do mesmo dia, o hospital informou que uma técnica havia se confundido e aplicado a alimentação no acesso central da criança e o estado era grave. A funcionária foi demitida ainda no domingo.

 

Na segunda (19), os familiares do bebê souberam que um funcionário da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital teria vazado a informação da morte de Samuel e o óbito foi confirmado pela assistente social da unidade só depois que a família buscou por mais detalhes do acontecido.

 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que a maternidade está profundamente consternada com o falecimento do bebê, “sem palavras para expressar todo pesar e tristeza que acomete toda a equipe de profissionais”, se solidarizou e se colocou à disposição dos familiares, para esclarecimentos públicos.

 

A Sesab ainda informou que instaurou uma sindicância para investigar as circunstâncias que levaram ao óbito de Samuel e afastou a profissional envolvida no ato. Ainda de acordo com a Secretaria, a funcionária se encontra em “total desolação” por também ser mãe e pelo vínculo formado com o bebê enquanto cuidava dele.

 

Já a maternidade disse lamentar profundamente o “erro técnico” que levou a morte de Samuel Barros e que todos os fluxos e protocolos da unidade estão sendo revistos e repassados junto às equipes, que também passará por treinamentos e capacitações, para seguir com a conduta de prestação de serviço de excelência. A diretoria informou ainda estar à inteira disposição dos familiares para acolhimento e devidos esclarecimentos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cobradora de ônibus é vítima de tentativa de estupro no Alto do Coqueirinho, em Salvador

Na madrugada de uma quarta-feira, uma cobradora de ônibus de Salvador...

Perseguição em alta velocidade termina com motociclista sem CNH preso

Em uma tarde agitada no Distrito Federal, uma perseguição policial com alta velocidade culminou na prisão de dois homens nas proximidades da Feira...

Guarda Municipal prende foragido acusado de furtar pistola de policial

Eunápolis viveu uma tarde de tensão na quarta-feira (13) quando a Guarda Civil Municipal deteve Zidany Lima Silva, de 27 anos....