Secretaria de Cultura e Turismo de Caravelas reúne mestres e fazedores de cultura para discutir plano de ação da Lei Paulo Gustavo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Evento aberto ao público busca estratégias eficientes e regionais para envio do plano de ação da LPG ao Ministério da Cultura

No dia 15 de junho, quinta-feira, a Secretaria de Turismo e Cultura de Caravelas, realizou na Câmara de Vereadores a reunião para a escuta pública da Lei Paulo Gustavo e foi palco de intensos debates e colaboração entre mestres e fazedores de cultura.

DSC02520 scaledO encontro reuniu uma diversidade de participantes, incluindo mestres de escola de samba, representantes religiosos, grupos afro-brasileiros, comunidades quilombolas, músicos, pintores, artistas plásticos, clubes de cinema, produtores de audiovisual e muitos outros envolvidos no cenário cultural.

O objetivo central do evento foi a construção de um plano de ação que será encaminhado ao Ministério da Cultura. A intenção é possibilitar a discussão de estratégias eficientes e alinhadas com as necessidades regionais, a fim de aprimorar qualitativamente o destino do benefício que a lei disponibiliza.

DSC02489 scaledAo abrir o evento para o público, os organizadores buscaram promover um espaço democrático e inclusivo para que todos os interessados pudessem contribuir com ideias, experiências e sugestões. A presença de mestres de escola de samba, representantes religiosos e grupos afro-brasileiros ressalta a importância de uma ampla representatividade e diversidade na construção das políticas culturais.

DSC02441 scaledAlém de tudo isso, a presença e participação dos fazedores de cultura na construção do plano de ação, resulta em uma percepção muito clara do quantitativo de grupos culturais que são ativos e produzem cultura diariamente no município de Caravelas e talvez, sem a participação deles, o plano de ação não se adequaria perfeitamente com uma cidade tão ativa e de produções culturais tão variadas.

DSC02441 scaledCom o entrosamento altruísta de diversos mestres e fazedores de cultura, essa iniciativa destaca a importância da colaboração e da escuta atenta para a construção de políticas culturais mais inclusivas e representativas. Ao reunir vozes de diferentes segmentos da sociedade, a expectativa é que o plano de ação elaborado reflita as necessidades reais da comunidade cultural e impulsione a criação e promoção de projetos enriquecedores.

O envio do plano de ação ao Ministério da Cultura representa um passo significativo na implementação da Lei Paulo Gustavo, que tem o potencial de impulsionar e fortalecer a cultura em todas as suas manifestações. A participação ativa dos mestres e fazedores de cultura nessa discussão também mostra o compromisso e a união em prol do desenvolvimento cultural do país, buscando ampliar oportunidades e valorizar a diversidade cultural brasileira.

DSC02523 scaledMediante a aprovação pelo MinC do plano construído neste dia 15/06 (quinta-feira), os projetos poderão ser apresentados/direcionados para o município de Caravelas e passarão pela banca avaliadora, que terá como base para avaliação, os editais disponibilizados também pelo MinC.

O trabalho da secretaria de Turismo e Cultura do município de Caravelas, visa contemplar as melhores estratégias para a perpetuação e engrandecimento da cultura regional, por isso, a escuta pública é uma atitude que além traçar um plano de ação coerente com a realidade do município, promove um entranhamento saudável com os grupos, entidades e indivíduos do meio cultural.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Alcobaça, Caravelas e Cumuruxatiba vão contar com circuito de choro instrumental

O “Circuito Cai na Roda, O Choro no Extremo Sul”, irá beneficiar músicos e estudantes de música, pessoa que já teve algum contato com a música, integrantes de projetos musicais e/ou até músicos profissionais, em três cidades litorâneas do Extremo Sul da Bahia (Caravelas,...