STF pode iniciar esta semana julgamento para instalação do juiz de garantias

Publicado:

Na quarta-feira (14), o Supremo Tribunal Federal (STF) pode dar início ao julgamento da instalação do juiz de garantias. Previsto no pacote anticrime aprovado pelo Congresso Nacional em 2019, o instituto ficou paralisado por três anos após pedido de vista do ministro Luiz Fux. As informações são da Folha de S.Paulo. 

 

Em relação aos votos, as expectativas é de que a maioria dos ministros seja favorável à instalação do juiz de garantias, mesmo que de forma escalonada. Já Fux, que é relator do caso, pode votar contra. 

 

Luiz Fux liberou as ações que tratam do tema para julgamento após o Supremo aprovar uma mudança em suas regras internas, que submete decisões como a da suspensão do modelo à análise dos outros ministros.

 

Antes, a intenção do ministro era a de que o Congresso decidisse sobre a medida ao aprovar um Novo Código de Processo Penal, sem ser necessário um julgamento do STF, mas isso não aconteceu. Segundo Fux, a espera foi um pedido de parlamentares.

 

No plenário virtual, os ministros julgam a possibilidade de desconstituição de decisão judicial definitiva (com trânsito em julgado) no âmbito dos Juizados Especiais Federais fundada em norma posteriormente declarada inconstitucional pelo Supremo.

 

O QUE É JUIZ DAS GARANTIAS

O juiz das garantias foi aprovado no fim de 2019 e sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, a implementação da medida foi adiada pelo então presidente do Supremo, Dias Toffoli por seis meses.

 

Juiz de garantias estabelece a divisão de responsabilidades de processos criminais. No modelo proposto, um juiz é designado para acompanhar exclusivamente a fase de investigação sobre um crime e outro fica responsável apenas pelo julgamento. Magistrados e juristas que defendem a implantação apontam que a instituição do juiz de garantia evitaria superconcentração de poderes nas mãos de um único magistrado, como ocorreu na Lava Jato.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova Viçosa e Itiúba firmam acordo com MP-BA para implantação do projeto Município Seguro

Os municípios de Nova Viçosa e Itiúba deram um passo significativo na segurança pública ao firmarem Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com...

Criminosos armados realizam assaltos na Boca do Rio, em Salvador

Na noite de terça-feira (22), um grupo de criminosos armados, a bordo de um Gol branco, aterrorizou a comunidade da Boca do Rio...

Vídeo: festa regada a drogas no DF termina em confusão, com 5 presos

Na noite de terça-feira (22/7), o Distrito Federal foi palco de uma festa que rapidamente se transformou em um caos, resultando na prisão...