Com passagem por bandas tradicionais dos festejos juninos como Mastruz com Leite, Caviar com Rapadura, Catuaba com Amendoim e Colher de Pau, Kiko Salli avalia a inserção de artistas de diferentes ritmos musicais no São João.
Em conversa com o Bahia Notícias, o cantor, que agora segue carreira musical solo, destacou a importância de manter as tradições sem fechar as portas para as novidades.
“Manter a tradição é de extrema importância quando falamos de cultura, música e arte. O forró, além de um estilo musical, é um expoente que representa a história de um povo e a identificação de uma região do Brasil. Devemos valorizar a história, mas também abrir espaço para o novo. Sem perder a essência e nem desrespeitar as referências, qualquer renovação e inovação é bem vinda”, avalia o cantor.
O artista também acredita na renovação de músicas tradicionais como estratégia de atrair novos públicos para os festejos juninos, gerando interesse pelas tradições.
“Tradição e identidade são duas coisas intocáveis. É possível sim reviver e apresentar pra essa nova geração músicas do passado sem perder a essência delas, porém é importante o incentivo para gerar a curiosidade e interesse da nova geração pela história e as tradições”, conta.
Nascido em Maceió (AL), Salli começou a cantar com 14 anos de idade e desde então eternizou sucessos nas diversas bandas por onde passou. Em sua carreira solo, Salli acredita que consegue dialogar mais sobre sua personalidade musical.
“Quando se faz parte de uma banda as decisões são feitas muitas vezes em resoluções coletivas, que é importante também em uma carreira solo porque muitas decisões são tomadas em equipe tendo como o maior objetivo apresentar a identidade do artista. Assumir uma carreira individual tem um viés pessoal. É falar mais sobre sua personalidade musical.”
Com o mês junino, época esperada por todos que trabalham com o segmento do forró, Salli celebra a agenda dividida entre a capital baiana e o interior do estado.
“A agenda segue pontuando com eventos entre a capital e o interior da Bahia e novidades em breve sempre relacionadas a música que a gente gosta de falar e cantar”, diz.
Kiko Salli participa do “Esquenta Sanju”, nas quintas-feiras do Aleatórios Music Bar, no bairro da Pituba, em Salvador.
Comentários Facebook