Uma baleia da espécie jubarte foi flagrada enquanto nadava nas águas da Baía de Todos os Santos, nas imediações do Terminal Turístico Náutico da Bahia, na manhã desta segunda-feira (26). O animal, conhecido pelas grandes proporções, passa a ser mais frequente na costa nordestina a partir do segundo semestre deste ano.
A aparição não foi a única registrada nos últimos dias. De acordo com Gustavo Rodamilans, coordenador da unidade soteropolitana do Projeto Baleia Jubarte, que desenvolve atividades de proteção e pesquisa de cetáceos, na última sexta-feira (23) outro espécime foi avistado quando se aproximava da superfície para respirar.
Segundo o especialista, ainda não é possível dizer que as aparições representem um início antecipado da temporada de jubartes. “À medida que a população vai aumentando, é possível ver uma variação de dias, mas poucos dias”, explicou Rodamilans ao Bahia Notícias.
As baleias jubartes são altamente migratórias e percorrem grandes distâncias regularmente para completar seu ciclo de vida. A população que se reproduz ao longo da costa brasileira migra anualmente para os mares antárticos para se alimentar durante o verão, e retornam para nossas águas no inverno e primavera para acasalar, parir e amamentar seus filhotes.
Confira:
Baleia jubarte é vista na costa da capital baiana pic.twitter.com/egIL55vzYt
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) June 26, 2023
Comentários Facebook