Gilmar suspende inquérito que envolve aliados de Lira sobre fraude em kit robótica

Publicado:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quinta-feira (6) a investigação dos supostos desvios em contratos de kit robótica que envolve aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). As informações são da Folha de S.Paulo.

 

Na decisão, Mendes também indicou que todos os procedimentos relacionados ao inquérito, como medidas de quebra de sigilos, sejam paralisados até que o STF julgue se o caso deveria ser de competência do tribunal.

 

A defesa de Lira havia se manifestado contra decisões proferidas pela 2ª Vara Federal de Alagoas. Os advogados defedenderam que a tramitação do inquérito na primeira instância desrespeita a regra constitucional da prerrogativa de foro.

 

De acordo com a defesa, já no início das investigações da Polícia Federal havia suspeita de envolvimento de autoridades com direito ao benefício, configurando, assim, uma transgressão à competência do Supremo, responsável por processar e julgar estes casos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente da CPMI determina prisão em flagrante de ex-diretor do INSS

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana, anunciou na madrugada desta...

Ex-funcionário da Fecomércio-BA aciona Polícia Civil e provoca abertura de inquérito sobre suposta fraude em sindicato

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar possíveis irregularidades em uma eleição do Sindicato do Comércio...

“Mão suja de corrupção”: deputado e ex-diretor do INSS discutem na CPMI

Na última segunda-feira, dia 1º de dezembro, a audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...