PL que exige 2/3 de votos dos ministros do STF e STJ para mudar jurisprudência tramita na Câmara

Publicado:

 

O projeto de lei (PL) 1.097/2023, de autoria do deputado federal Fabio Garcia (União-MT), que está em tramitação na Câmara estabelece a necessidade dos votos de pelo menos 2/3 dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para mudar jurisprudência consolidada pelos dois tribunais. O PL será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

Segundo o texto, as decisões que mudarem a jurisprudência somente produzirão efeitos para os fatos ocorridos após o julgamento. 

 

Garcia afirma que a proposta visa “reassegurar a segurança jurídica no sistema normativo brasileiro”. O deputado resolveu apresentar o projeto após o STF determinar que decisão judicial definitiva envolvendo tributo é anulada quando a Corte firma em novo julgamento que o tributo é válido. O caso, de fevereiro de 2023, ficou conhecido como “quebra da coisa julgada”.

 

De acordo com o deputado, a ideia de segurança no direito deve ser baseada na “fiabilidade, clareza, racionalidade e transparência dos atos do poder, que conferem ao cidadão a estabilidade necessária para planejar sua vida, conhecendo, de antemão, os efeitos jurídicos dos próprios atos”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após 121 mortes, RJ tem plano para recuperar favelas dominadas pelo CV

Rio de Janeiro – A recente megaoperação Contenção, que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão, trouxe à tona...

Furto de energia de grande porte: Polícia Civil e Coelba apreendem transformador em fazenda de Nova Viçosa

Nova Viçosa viveu uma semana agitada com uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Coelba. O objetivo foi cumprir...

Entendendo a Previdência: Aposentadoria do Servidor Público: Direitos, Regras e Mudanças Recentes

A aposentadoria do servidor público sempre foi um tema delicado no sistema previdenciário brasileiro. Com a Reforma...