Em meio a polêmicas, Ricardo Castro vence edital e Carlos Prazeres deixa a Osba após 12 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O resultado do edital que define a gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) até 2025, anunciou nesta quart-afeira (12), que o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), ligado ao maestro Ricardo Castro, foi o vencedor da disputa. 

 

O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado e a IDSM concorria com a Associação dos Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), liderada por Carlos Prazeres, que esteve à frente da Orquestra há 12 anos.

 

Atualmente na liderança dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), comandado pelo IDSM, Ricardo passou pela Osba entre 2007 e 2010. 

 

De acordo com uma reportagem do jornal Correio, após os ensaios no Teatro Castro Alves, integrantes da Orquestra eram tomados pelo medo de que Ricardo Castro tivesse influência ou fosse novamente o gestor da orquestra pelo IDSM. 

 

Em dezembro do ano passado, Ricardo criticou a Osba por promover a Osbrega, uma apresentação com clássicos da música romântica brasileira, e classificou o projeto como “um círculo do inferno nunca antes visto neste país”. A posição do maestro foi repudiada pelo público e por músicos da Osba.

 

O maestro Carlos Prazeres também havia descartado sua permanência na Osba caso a IDSM vencesse o edital. “Seria impossível porque a proposta ligada ao maestro Ricardo Castro já tem um novo maestro previsto. Caso realmente venha outra gestão, me restará desejar sorte, afinal, eu jamais iria torcer contra a orquestra que tanto amo”, declarou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Lilo e Stitch’ lidera lista de filmes mais assistidos de 2025 na Bahia; confira lista

Meta description: Bahia 2025 cinema reuniu 4,51 milhões de espectadores e 87,25 milhões de reais, com Lilo & Stitch liderando a audiência. Confira...

Bruno Reis anuncia restaurantes populares e transporte grátis para ambulantes no Carnaval 2026

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou que a Prefeitura vai implantar restaurantes populares exclusivos para ambulantes durante o Carnaval de...

Coquetel cremoso tropical com espumante para brindar em grande estilo

Este coquetel tropical cria um equilíbrio entre cremosidade e frescor. Com abacaxi, leite de coco e um toque de espumante, é uma bebida...