PGR restringe pedido e quer dados de 244 denunciados pelo 8 de janeiro

Publicado:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recuou e vai restringir o pedido de acesso a dados de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Em nova petição enviada nesta segunda-feira (24) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o subprocurador Carlos Frederico Santos, chefe da investigação dos atos golpistas de 8 de janeiro, pede acesso às informações de somente 244 denunciados no caso.

Na semana passada, a solicitação feita pelo subprocurador para acessar dados de todos os seguidores foi criticado pela defesa de Bolsonaro e por seus apoiadores políticos. Eles alegaram “tentativa de monitoramento político”.

O objeto da Procuradoria-Geral é saber se os 244 acusados são seguidores de Bolsonaro e reenviaram conteúdos postados pelo ex-presidente, que passou a ser investigado após publicar, no dia 10 de janeiro, um vídeo que questionava a legitimidade do resultado das eleições de 2022. A postagem foi apagada após a repercussão do caso, mas Moraes determinou que as plataformas preservem o material.

Ao restringir o pedido de acesso à lista completa de seguidores, o subprocurador alegou que é preciso garantir a celeridade da investigação. “Visando ao interesse público e à paz social, considerando ainda a imprescindibilidade de garantir eficiência e celeridade no andamento das investigações, o Ministério Público Federal requer que seja desconsiderado o pedido”, argumentou.

Se o envio dos dados for determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, as informações vão embasar as investigações sobre eventuais manifestações de Bolsonaro a favor dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba onde assistir a partida entre Criciúma x América-MG pela Série B

Neste domingo, 12 de outubro, Criciúma e América-MG se enfrentam na 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada...

Vídeo: Mounjaro de R$ 4 mil é vendido em isopor em feira de Brasília

No coração do comércio popular de Brasília, a Feira dos Importados, um novo produto circula ao lado de celulares e fones de ouvido....

Entidade contratou empresa para fabricar aposentados, diz CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que a Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (Ambec) contratou uma empresa terceirizada para produzir fichas...