Bolsonaro compartilha vídeo antigo sugerindo que Dirceu “assumiu” facada contra ele; veja fala de petista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou em suas redes sociais um vídeo que mostra uma entrevista do ex-ministro José Dirceu supostamente assumindo que o PT estaria envolvido na facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018.

 

O Estadão Verifica, núcleo de checagem de notícias do jornal Estado de S. Paulo, já havia classificado o teor como enganoso quando o vídeo circulou em julho de 2022. A frase explorada pelo vídeo remete a uma entrevista de Dirceu ao canal Tutaméia TV, em março de 2021. Em trecho da conversa, o ex-presidente do PT inicia uma argumentação de que o partido teria vencido as eleições presidenciais de 2018 caso a ex-presidente Dilma Rousseff não fosse retirada do poder pelo processo de impeachment concretizado dois anos antes. Dirceu opina que apenas um fato imprevisível ou um erro do partido poderia comprometer a vitória.Veja o vídeo:

 

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro)

 

“Se a Dilma governasse até o final do governo dela, e o Lula sendo candidato em 18, nós venceríamos a eleição”, disse José Dirceu. “Aliás, ele venceria em 18 com tudo o que aconteceu ou, em liberdade, elegeria o Haddad. A possibilidade era grande, poderia acontecer qualquer fato, como acontece às vezes que impedisse isso, ou erros nossos, como foi a facada ao Bolsonaro, como foi a decisão do Fachin, as coisas imprevisíveis da política.”

 

O jornal traz que a declaração do petista já havia sido explorada pelo vereador Carlos Bolsonaro em agosto de 2021. O filho do presidente repercutiu a fala com a frase “a facada foi um erro nosso”.

 

Na época, Dirceu respondeu a Carlos em uma postagem no Twitter. “Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos e a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis”.

 

Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos E a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis. https://t.co/Fa5NMrvapa
— Zé Dirceu (@ZeDirceu_) August 18, 2021

 

CASO ADÉLIO

A mais recente atualização sobre o atentado contra ex-presidente foi publicada pelo portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. Em junho deste ano, a coluna de Rodrigo Rangel revelou que na reta final do governo Jair Bolsonaro houve pressão política para que a Polícia Federal apontasse a existência de uma suposta ligação de Adélio Bispo, autor da facada contra o ex-presidente, com o PCC, o Primeiro Comando da Capital.

 

Fontes graduadas da PF dizem que são cristalinas as evidências dessa pressão. Até recentemente, havia uma discussão interna sobre o que fazer com essas evidências.

 

Chegou a ser considerada, inclusive, a possibilidade de abertura de uma apuração específica para mapear em que medida integrantes de postos de direção da corporação na gestão Bolsonaro agiram para atender aos interesses do Planalto.

 

Ainda conforme a publicação, a PF está prestes a concluir a derradeira etapa das investigações sobre a facada em Jair Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018. De novo, a conclusão será a de que Adélio, o autor do atentado, agiu por conta própria.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Wagner Moura conquista dupla indicação ao Critics Choice Awards; confira

Wagner Moura acumula novas indicações no Critics Choice Awards, uma das principais premiações de críticos de cinema...

“Reeditar Lula x Bolsonaro”, diz líder do PL sobre Flávio candidato

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho, reagiu nesta sexta-feira à possibilidade de Flávio Bolsonaro disputar a Presidência da República em 2026,...

Foragido do ES com identidade falsa é preso em Teixeira de Freitas com dólares e cartões

Teixeira de Freitas foi palco nesta manhã de quinta-feira de uma ação conjunta da RONDESP/Extremo Sul e do GAECO para prender um foragido...