Censo do IBGE aponta Bahia com maior n° de quilombolas; Bonfim e Salvador lideram lista no país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Bahia tem o maior número de pessoas que se consideram quilombolas no país. São 397.059 pessoas espalhadas em 308 municípios do estado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo IBGE no Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. É a primeira vez que um censo, feito desde o século 19, inclui na pesquisa dados de quilombolas.

 

Dos mais de 300 municípios baianos com quilombolas registrados Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, é o com maior número absoluto, com quase 16 mil pessoas. Em segundo, Salvador tem 15,9 mil. As duas também são as com maior contingente quilombola nacional.

 

Clique na imagem para ampliá-la / Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

Em terceiro Campo Formoso, na mesma região de Senhor do Bonfim, registra 12,7 mil, em quarto, Feira de Santana com 12,2 mil; e em quinto Vitória da Conquista com pouco mais de 12 mil.

 

PROPORÇÃO

Em termos proporcionais, o município baiano com maior índice é Bonito, na Chapada Diamantina. Na cidade, 50,3% dos habitantes se consideram quilombolas. O primeiro no país é Alcântara, no Maranhão, com 84,6% dos habitantes nesta condição.

 

Depois de Bonito, Mulungu do Morro, na região de Irecê, é o segundo com maior índice de quilombolas entre os habitantes, 38,49%. Depois, aparece Filadélfia, na região de Senhor do Bonfim, com 35,46%; Antônio Cardoso, no Portal do Sertão; com 33,70%; e América Dourada, na região de Irecê; com 31,23%. 

 

Clique na imagem para ampliá-la / Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após fim de semana com seis mortes, Polícia Militar realiza operação em Ipiaú

A Polícia Militar da Bahia realizou uma operação especial em Ipiaú, Bahia, neste final de semana (16 a 18), após o registro de...

Autor do gol de bicicleta do Porto, Ítalo avalia empate com o VItória: “Sentimos o cansaço”

Porto e Vitória empataram 1 a 1 pela terceira rodada do Campeonato Baiano. No primeiro tempo, o Vitória abriu o placar com Pablo,...

Professora é assassinada no sudoeste baiano e companheiro é principal suspeito

Uma professora de 40 anos foi assassinada a facadas na cidade de Iguaí, no sudoeste da Bahia, neste sábado (17), após uma discussão...