Anatel comemora um ano de 5G no Brasil, mas enfrenta desafios de cobertura

Publicado:

Completando um ano de implantação no Brasil, a tecnologia de quinta geração (5G) para dispositivos móveis trouxe mudanças significativas no panorama da conectividade nacional. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aproximadamente 30% dos municípios brasileiros, equivalente a uma população de oito milhões de pessoas, já têm acesso à nova tecnologia. Entretanto, ainda existem relatos de usuários que sofrem com a instabilidade da conexão 5G.

 

O Conexis, Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade, destaca o rápido avanço do 5G em comparação com o 4G. Em apenas nove meses, a tecnologia 5G alcançou a marca de oito milhões de usuários, superando a trajetória do 4G que levou um ano e meio para atingir sete milhões de usuários. 

  • Confira: Sinal 5G em BH: consumidores têm percepções diferentes da nova tecnologia  

A Anatel autorizou 1610 municípios brasileiros a adotarem a tecnologia 5G, sendo que 150 já dispõem da conexão. As cidades que têm o 5G são as de maior população, correspondendo a 43% do total de habitantes do Brasil, segundo a Conexis. A capital, Brasília, liderou o processo sendo a primeira cidade a receber o 5G.

 

Os usuários que já usam o 5G percebem a diferença em termos de velocidade. Como é o caso de Vagner Neves, cenotécnico, que ressalta a melhoria na navegação em redes sociais, carregamento de vídeos e fotos.

 

No entanto, ainda há obstáculos para o pleno funcionamento do 5G. Mesmo em cidades onde a tecnologia está disponível, há relatos de usuários que não conseguem manter a conexão constantemente. Isso pode estar relacionado à compatibilidade do aparelho com a nova tecnologia e a necessidade de estar próximo a uma antena 5G.

 

A Anatel estabeleceu que as empresas de telecomunicações devem instalar uma antena para cada 100 mil habitantes, meta que sobe para uma antena a cada dez mil habitantes até 2025. Contudo, as legislações municipais têm impactado na velocidade de instalação desses equipamentos.

 

Para Marcos Ferrari, presidente executivo do Conexis, a burocracia municipal na aprovação de licenciamentos para as antenas de pequeno porte do 5G tem prejudicado a expansão da tecnologia.

 

A Anatel, por sua vez, considera o processo de implantação do 5G no Brasil um sucesso, destacando a antecipação no cumprimento das metas. Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, acredita que a rede 5G estará ainda mais avançada no próximo ano em relação à conectividade.

 

Atualmente, 126 modelos de smartphones estão homologados pela Anatel para se conectarem à rede de quinta geração. 

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de mil sites falsos já foram criados mirando a Black Friday

Segundo a empresa Branddi, mais de mil sites falsos foram criados visando a Black Friday deste ano, que será realizada na próxima sexta-feira...

Estudo revela que tornados magnéticos causam tempestades em Júpiter

Novo estudo revela que tempestades em Júpiter são causadas por tornados magnéticos originados na ionosfera do planeta. As tempestades, que podem rivalizar com...

NASA transforma motores de foguete em “lareira” para o Natal

A NASA surpreendeu os fãs do espaço com uma novidade para o Natal. Ao invés da tradicional lareira com madeira crepitando, a agência...