Uma das praças mais conhecidas e visitadas por baianos e turistas em Salvador pode mudar de nome. A Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo,no bairro do Comércio, pode ser rebatizada com o nome de Maria Felipa.
O prefeito Bruno Reis inaugurou nesta quinta-feira (27) uma escultura no local em homenagem à mulher que é um dos símbolos da luta pela Independência do Brasil na Bahia. O gestor indicou que sancionaria de imediato qualquer projeto da Câmara Municipal que pretenda alterar a nomenclatura do equipamento.
“Se a Câmara aprovar, a gente sanciona de imediato. Tem sido essa a lógica da nossa gestão. Foi assim com mudança da Adhemar de Barros para a Milton Santos, com a Rua Alaíde do Feijão, e com tantas outras ruas, monumentos e praças que a Câmara tem competência para estabelecer quais são as denominações. Garanto que se for aprovado pela Câmara a prefeitura sanciona”, afirmou o prefeito.
QUEM FOI MARIA FELIPA?
Maria Felipa de Oliveira, que tem data de nascimento desconhecida, era moradora da Ilha de Itaparica. “Era negra, escrava liberta, vivia junto com outros tantos libertos, homens e mulheres, de catar mariscos, fazer pão, preparar quitutes, vendidos nas feiras locais ou nas proximidades de lojas de secos e molhados”, conta Cecilia Helena de Salles Oliveira, professora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a historiadora, ela acabou se envolvendo na luta contra as tropas portuguesas porque estas atrapalhavam as atividades e queriam ocupar pontos estratégicos da ilha, atuando no processo de controle de portugueses no local.
Que você achou desse assunto?