Projeto da Corregedoria das Comarcas do Interior chega ao Recôncavo; meta é alcançar 200 mil processos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A cidade de São Felipe recebe esta semana, até sexta-feira (28), o projeto de recolhimento de processos físicos da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (CCI-TJ-BA). As próximas cidades serão São Félix, Cachoeira e Santo Amaro, de 14 a 18 de agosto. 

 

O trabalho no Recôncavo dá continuidade à recém-finalizada coleta em Nazaré, quando foram retirados do fórum local 11.302 peças, elevando o número total para 189.310 autos coletados. 

 

Em Ibirataia e Coaraci, de 24 a 27 de julho, o projeto desembarca apenas para o recolhimento dos processos. “É uma ação que traz melhores condições de trabalho e saúde para magistrados, servidores e o jurisdicionado, além de preservar a nossa memória”, diz o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Júnior. 

 

Os espaços liberados após a retirada dos autos possibilitam a instalação de salas passivas e de depoimento especial, além de outros serviços. Os papéis são levados para o Arquivo Central do TJ-BA, instalado nas dependências da Empresa Gráfica da Bahia, e para o Unijud. As ações obedecem ao plano de ação estabelecido pela Corregedoria das Comarcas do Interior, responsável pelo projeto em parceria com a Diretoria de Primeiro Grau. 

 

“O recolhimento foi de grande importância. A disponibilização de uma competente equipe nos permitiu catalogar e enviar todos os processos antigos e arquivados que estavam abarrotando o arquivo do Fórum para local apropriado, liberando espaço e melhorando a segurança das pessoas que frequentam o prédio”, disse o juiz Francisco Godoi, titular da Vara Cível de Nazaré, que acompanhou toda a ação. 

 

“Ademais, o trabalho da CCI otimizou a organização dos processos, além de separar dentre eles os autos de valor de histórico, que serão destinados à Comissão de Memórias do TJ-BA. Agradecemos ao desembargador Jatahy Júnior e a toda a sua equipe pelo sucesso do projeto realizado”, completou. 

 

A Corregedoria ressalta que os próprios servidores dos fóruns podem fazer o cadastramento dos processos e guardá-los, conforme orientações da Coordenação de Gestão de Arquivos (Coarq) – clique aqui. Assim, basta solicitar apoio à CCI para auxiliar no recolhimento dos autos, agilizando o processo de retirada. 

 

Veja abaixo o balanço dos trabalhos de coleta dos processos físicos: 

 

Lençóis – 9.274 

 

Itajuípe – 15.091 

 

Gandu – 8.076 – *serviço realizado exclusivamente pelos servidores locais. 

 

Jaguarari – 10.558 

 

Santa Inês – 10.710 

 

Urandi – 8.368 

 

Seabra – 5.045 

 

Ibotirama – 9.863 

 

Carinhanha – 17.033 – *serviço realizado exclusivamente pelos servidores locais. 

 

Itapetinga 26.293 

 

Itambé – 12.425 

 

Santa Terezinha – 11.494 

 

Canarana – 6.668 

 

Itamaraju – 14.773 

 

Conde – 12.337 

 

Nazaré – 11.302

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reportagem do portal da Jovem Pan sobre reforma tributária é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

A reportagem “Brasil é um dos países mais desiguais do mundo por causa do sistema tributário e cobrança desproporcional de impostos“, do portal da Jovem Pan, é finalista da 11ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), que anuncia seus vencedores nesta quinta-feira

Remessa e pedidos ao arquivo judicial do TRT em Salvador serão suspensos até março de 2024

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) informa que a remessa de autos para o Arquivo Judicial de Salvador e o atendimento dos pedidos de carga, desarquivamento e vista de processos na unidade estarão suspensos a partir desta quinta-feira (30). A suspensão irá até 1º de março de 2024, devido às obras de adaptação

Oposição critica aprovação de “pacotão do Renova” e cita falta de detalhamento: “Cavalo de Troia”

  Enviado como um presente dos gregos aos troianos como um sinal de paz, mas contendo diversos soldados da Grécia dentro de sua estrutura, o "Cavalo de Troia" é lembrado até hoje como uma das principais "trapaças" da história. E foi justamente essa expressão que a líder de oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS)