Semana tem Legislativo e Judiciário em férias, Lula com agenda reduzida e divulgação de números de inflação e emprego

Publicado:

Com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal em férias até o dia 1º de agosto, as atenções na semana continuam voltadas para a agenda do governo federal e as negociações em torno de mudanças na configuração da Esplanada dos Ministérios. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que neste domingo (23) esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para receber uma infiltração no quadril, não deve ter compromissos fora de Brasília nos próximos dias.

 

Nesta segunda (24), depois de assistir à estreia da seleção brasileira feminina na Copa do Mundo junto com diversas ministras, o presidente Lula recebe no Palácio do Planalto a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, e o administrador da NASA, Bill Nelson. Na pauta do encontro, temas como a cooperação espacial e integração bilateral em temas relacionados à inovação e à pesquisa, com ênfase na contenção dos efeitos das mudanças climáticas.

 

Já na parte da tarde, o presidente tem um encontro com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Na próxima quarta (26), está programada cerimônia para a sanção da lei que institui a educação em tempo integral. Na quinta (27), Lula recebe o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña.

 

Ainda na política, o ex-presidente Jair Bolsonaro participará, nesta terça, da cerimônia de filiação do vereador Fernando Holiday ao PL. O evento será realizado na Câmara de Vereadores de São Paulo.

 

E nesta semana que antecede a reunião do Copom em que será definida a nova taxa básica de juros, mais um indicador será divulgado para dar novos parâmetros à diretoria do Banco Central na tomada de decisão sobre a Selic. O IBGE divulga nesta terça os números do IPCA-15, que mede a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos. E na sexta a FGV apresenta os resultados do IGPM, que mede a movimentação dos preços no país em diferentes atividades.

 

A semana também será marcada pela divulgação de pesquisas e indicadores sobre a situação do mercado de trabalho no Brasil. Na quinta o Ministério do Trabalho apresenta os números do Novo Caged, que acompanha a situação da mão de obra formal e revela os dados de geração de emprego e desemprego no país. 

 

Na sexta será a vez de o IBGE apresentar a PNAD Contínua PNAD Contínua, que fornece informações sobre a inserção da população no mercado de trabalho, além de informações conjunturais sobre o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa inicia pagamento de julho do Bolsa Família nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira, 18 de agosto, a Caixa Econômica Federal dá início ao pagamento da parcela de julho do Bolsa Família, um...

Lula ignora Bolsonaro após operação da PF, mas fala em candidatura

Em uma aparição pública no Ceará, na última sexta-feira (18/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se referiu diretamente à...

Com trecho duplicado, requalificação da Av. Jorge Amado é entregue pela Prefeitura de Salvador

Uma importante transformação urbana acaba de ser concretizada em Salvador com a requalificação da Avenida Jorge Amado, que conecta os bairros do Imbuí...