Acordo na Cúpula deve evitar ponto de não retorno da Amazônia

Publicado:

Medidas para evitar o ponto de não retorno da maior floresta tropical do mundo devem estar incluídas no acordo a ser firmado entre os países amazônicos, ao fim da Cúpula da Amazônia, que ocorre nos dias 8 e 9 deste mês em Belém (PA). As informações são da Agência Brasil.

 

A declaração foi dada pelas ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e suas colegas da Colômbia, Susana Muhamad, e do Peru, Nancy Chauca Vásquez, neste domingo (6) durante os Diálogos Amazônicos, evento que termina neste domingo (6) na capital paraense e que precede a cúpula. 

O ponto de não retorno é um termo usado por especialistas para se referir ao ponto em que a floresta perde sua capacidade de se autorregenerar, em função do desmatamento, da degradação e do aquecimento global, tendendo, então, ao processo de desertificação. 

A ministra destacou que a declaração final vai ser dada pelos presidentes dos países participantes, mas que já há pontos em comum nas discussões prévias. 

“Há uma compreensão de todos os presidentes de que a Amazônia não pode alcançar o ponto de não retorno. E para evitar o ponto de não retorno, vamos ter que trabalhar não mais individualmente, mas conjuntamente, num esforço regional, para nos ajudar mutuamente a alcançar melhores resultados na proteção das florestas, da biodiversidade, dos povos originários, no estabelecimento de uma parceria que nos leve a um outro ciclo de prosperidade. Esse é um entendimento comum”. 

Marina declarou ainda que 75% do PIB da América do Sul está relacionado às chuvas produzidas pela Amazônia. 

“Sem a Amazônia, não tem como ter agricultura, não tem como ter indústria, não tem como o Brasil sequer ter vida no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque a ciência diz que seria um deserto igual o deserto do Atacama ou do Saara. Portanto, não é uma questão de quantidade em termos de peso populacional, é uma questão de trabalharmos com o princípio da justiça ambiental e do PIB dos serviços ecossistêmicos que são gerados por essa região”. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia fecha cerco no Nordeste de Amaralina em busca dos autores do sequestro de nutricionista

Na tarde desta sexta-feira (7), unidades da Polícia Militar aumentaram a presença no Complexo do Nordeste de Amaralina. O objetivo é localizar os...

Tornado que destruiu cidade no Paraná pode ter ultrapassado 250 km/h

Na tarde de sexta-feira, 7 de novembro, o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foi atingido por um tornado de classificação...

Homem é preso por roubar caixa de som de mulher com criança no colo em Nova Viçosa

Em Nova Viçosa, um homem de 40 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (7) após roubar uma caixa de som de uma...