Governo Bolsonaro cortou um quarto da assistência cardiovascular no SUS, diz Ministério da Saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um levantamento feito pela atual gestão do Ministério da Saúde apontou que o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, diminuiu em 23% as unidades de saúde habilitadas a realizarem procedimentos cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Segundo publicação do Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a queda na quantidade de hospitais credenciados pelo SUS foi causada no ano passado, através do programa QualiSUS Cardio. 

 

O antigo governo dizia que teria eleito o desempenho dos hospitais como um critério fundamental para autorizar os serviços. O resultado da pesquisa mostrou que de 249 estabelecimentos, somente 191 continuaram no sistema único de saúde.  

 

Gestores de estados e municípios alertaram, durante o governo de transição, que o programa era “muito problemático”, segundo o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda.

 

“Após um estudo cuidadoso, não conseguimos entender qual foi o critério usado na gestão anterior para classificar e excluir os serviços. Reduziram as órteses cardiovasculares [como marcapassos], o que levou a um desabastecimento na rede. Também alegaram preços acima do mercado, o que não encontramos. Isso tudo fez cair a produção brasileira na área cardiovascular”, disse o titular da pasta. 

 

“O Censo mostrou recentemente o envelhecimento da população brasileira, que tem mudado seu perfil demográfico. As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no país entre as doenças crônicas”, concluiu Helvécio. 

 

Vale lembrar que as doenças cardiovasculares fazem parte das principais doenças que causam morte no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória x Remo: Veja prováveis escalações, horário e onde assistir

Três dias após a derrota para o Bahia, no Barradão, o Vitória volta para casa para enfrentar...

Ruan Pablo pode perder mais de 20 jogos do Bahia; saiba tempo de recuperação

O atacante Ruan Pablo, joia do Bahia, deve ficar afastado por um longo período após exames na reapresentação do elenco diagnosticarem uma lesão...

Avião do Flamengo voa em círculos por São Paulo devido ao mau tempo

Resumo SEO: Flamengo inicia a temporada do Brasileirão 2026 em São Paulo, após um atraso causado pelo mau tempo. A delegação rubro-negra seguia...