Câmara aprova reformulação da Lei de Cotas e texto segue para o Senado; veja mudanças

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto que reformula a Lei de Cotas. Pela lei atual, as cotas nas universidades federais devem ser revistas a cada dez anos, prazo completado no ano passado. O texto (PL 5384/20) segue para votação no Senado. As informações são da Agência Brasil.

 

Os deputados federais aprovaram o substitutivo da relatora, deputada Dandara (PT-MG). O projeto original é de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Entre as mudanças aprovadas está a redução da renda familiar per capita para ingresso de aluno da rede pública nas cotas, passando de 1,5 salário mínimo para um salário mínimo por pessoa.

 

O texto aprovado também prevê a inclusão de quilombolas no sistema de cotas. Conforme o substitutivo, os cotistas concorrerão às vagas gerais, e não mais somente às vagas estipuladas para os subgrupos (pretos, pardos, indígenas). Se não alcançarem a nota para ingresso na universidade, a nota, então, será usada para concorrência às vagas reservadas ao subgrupo dentro da cota global de 50%.

 

Além disso, a lei continuará a ser avaliada a cada década.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja números da Mega-Sena 2975 e demais sorteios deste sábado (21/2)

Breno Esaki/Metrópoles A Caixa Econômica Federal sorteou, neste sábado (21/02), o concurso 2.975 da Mega-Sena, com prêmio acumulado de R$ 105 milhões. O sorteio foi...

Morre aos 59 anos a cantora gospel Rejanne Fogo Puro

Jovem Pan> Entretenimento> Música> Morre aos 59 anos a...

João Campos e Tabata se casam em PE com presenças de Moraes e Alckmin. Veja vídeo

Reprodução/Redes sociais O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), se casaram neste sábado (21/2) em cerimônia realizada...