Presidente de federação de consórcios na Bahia diz que questões de cultura e educação impedem fim de lixões

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O prazo para o fim dos chamados lixões foi estendido mais uma vez. A data foi adiada para o ano que vem. No entanto, ainda não se sabe se a meta será concluída. Uma das alternativas para a construção dos aterros sanitários, forma mais adequada para o descarte de lixo, é a formação dos consórcios.

 

Mesmo assim, a situação não avança. Para o prefeito de Castro Alves, no Recôncavo, Thiancle Araújo (PSD), fatores como educação e cultura estão na raiz do problema. Araújo é também presidente Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia) que poderia facilitar na construção dos aterros.

 

“É um processo que envolve a questão cultural e educação, para que a gente se envolva cada vez mais na coleta seletiva. Em todas essas questões, a gente vai precisar de um trabalho constante, independente de prazo, independente de marco”, disse ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (9).

 

Conforme Araújo, a federação que preside tem buscado soluções a partir da coleta de lixo, como reciclagem e geração e energia limpa. Desde a implantação da Política Nacional de Saneamento Básico (PNSB) (saiba mais aqui), foi estabelecido o fim dos lixões.

 

O primeiro prazo foi em 2014. No entanto, o limite foi estendido em diversas vezes. Em 2020, uma lei complementar determinou que cidades com menos de 50 mil habitantes – ou seja, 375 municípios baianos dos 417 – têm até 2024 para eliminar os lixões.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Funcionária fica ferida após prateleira de loja despencar em Conceição do Coité

Uma funcionária de uma loja varejista ficou ferida após o desabamento de prateleiras no início da tarde desta quarta-feira, 28, no centro comercial...

Homem é assassinado pelo irmão durante desentendimento em Jeremoabo; companheira é ferida

Um homem foi morto a tiros em Jeremoabo, no Nordeste baiano. A vítima foi identificada como Edmundo e, segundo apuração preliminar, ele foi...

Operação descobre cemitério clandestino em Itabela; corpos seriam de vítimas de “tribunal do crime”

Uma área usada para ocultação de corpos foi descoberta em Itabela, na Costa do Descobrimento, nesta quarta-feira (28). A identificação do local ocorreu...