Bahia: Volume das atividades turísticas registra queda de 3,2% em junho

Publicado:

O índice de atividades turísticas na Bahia registrou a primeira queda de 3,2% em junho, após seis meses seguidos com resultados positivos. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o resultado também caiu 14,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).   

 

No indicativo nacional, o Brasil registrou uma leve queda de 0,4% em junho deste ano ante maio, após ter avançado nos meses de abril e maio, período em que acumulou um ganho de 4,3%. Regionalmente, oito dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de retração verificado na atividade turística nacional (-0,4%). As variações negativas mais expressivas ficaram com Goiás (-4,8%), seguidos por Bahia (-3,2%), Santa Catarina (-2,6%), Ceará (-0,4%) e Rio de Janeiro (-1,2%).

 

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 9,7%. Em termos regionais, nove das doze unidades da federação onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para Minas Gerais (16,6%) seguido por Rio de Janeiro (14,3%), depois Bahia (14,1%) e Pernambuco (12,5%). Em contrapartida, Ceará (-9,3%) e Rio Grande do Sul (-3,2%) exerceram os principais impactos negativos do mês. Os festejos juninos no referido mês contribuíram positivamente na atração de turistas para o estado baiano, refletindo em um resultado significativo para o setor, e acima da média nacional.

 

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 8,6%, no primeiro semestre de 2023, frente a igual período de 2022. Regionalmente, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos de Minas Gerais (19,1%), seguido por Paraná (12,8%), depois Bahia (12,2%) e Santa Catarina (9,9%). Nessa análise cabe destacar, que o resultado da Bahia é superior à média nacional.

 

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 13,3%, nos últimos doze meses, frente a igual período do ano anterior. Todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas, em que sobressaíram os ganhos vindos de Minas Gerais (28,9%), seguido por Paraná (16,3%), São Paulo (15,8%) e Ceará (13,3%). Nessa comparação, a Bahia (10,7%) apontou a sétima variação positiva mais expressiva e o Pernambuco (2,8%), a variação menos expressiva entre os locais.   

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem morre atropelado pelo próprio caminhão durante manutenção em Luís Eduardo Magalhães

Um homem de 42 anos, conhecido como Junio Lopes Scarpari, perdeu a vida na sexta-feira (14) após ser atropelado pelo próprio caminhão. O...

Operação Narke 5 em Apuarema prende três e apreende dois adolescentes por tráfico de drogas

Na última sexta-feira, a Polícia Civil cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Apuarema, como parte da operação Narke 5. Essa ação...

Homem condenado por roubos e foragido há 5 meses é preso em Feira de Santana durante operação

Na última sexta-feira, um homem condenado por roubos armados foi preso durante a Operação Escudos das Marias em Feira de Santana. A ação...