Terça-feira (15) difícil para brasileiros de várias regiões do país com apagão nacional no fornecimento de energia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O apagão de grandes proporções interrompeu o fornecimento de energia na manhã desta terça-feira (15). Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a interrupção de energia elétrica, exatamente, Às 08h31 (horário de Brasília).

A queda brusca de carga afetou todas as regiões do país. “Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”, disse o ONS por meio de nota.

O ONS explicou que a ocorrência provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre elas. O Sul e o Sudeste também ficaram sem luz, segundo o órgão, devido a uma ação controlada “para evitar a propagação da ocorrência”.

O órgão afirmou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Dados apontam que, até 10h45, haviam sido recompostos 30% das cargas da região Norte e 73% da região Nordeste.

Terça-feira difícil para o brasileiro: O apagão atrapalhou o trânsito, com semáforos apagados, e os sistemas de transporte sobre trilhos, com os Metrôs de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo registrando paradas forçadas em suas linhas.

Situação dos reservatórios: As causas do apagão serão apuradas, mas o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) descarta que o problema tenha sido causado por falta de água nos reservatórios. Segundo o órgão, os reservatórios que abastecem as hidrelétricas do país estão em situação de normalidade, mesmo os localizados no Nordeste (a região mais árida do país).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileiro corre 188 km na esteira em 24 horas e quebra recorde mundial

Meta description: Pepe Fiamoncini, atleta brasileiro de 35 anos, surge como referência de resistência ao registrar 188 km em 24 horas numa esteira,...

Ministro teria questionado se jovem era lésbica antes de assediá-la, diz revista

O ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é acusado de assédio sexual por uma jovem de 18 anos...

Inmet divulga alerta de perigo sobre chuvas intensas na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas na Paraíba, com grau de severidade laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial),...