Governo da Bahia vai revitalizar complexo do Solar Ferrão, no Pelourinho; saiba mais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), vai promover a revitalização do complexo arquitetônico Solar Ferrão, no Pelourinho, em Salvador. A informação do lançamento da licitação foi divulgada, nesta terça-feira (15), no diário oficial do estado. 

 

Localizado na região do Pelourinho, o Centro Cultural Solar Ferrão em Salvador é um dos locais mais importantes da memória da capital baiana. A abertura do processo será aberta no próximo dia 29 de agosto, para a contratação da empresa especializada na área de engenharia ou arquitetura para a revitalização. 

 

Construído no fim do século XVII, período em que Salvador vivia o ápice do ciclo da cana-de-açúcar, o tradicional prédio foi uma obra realizada por Antônio Maciel Teixeira, um português que detinha um grande patrimônio financeiro e fez o espaço como sua residência à época. O local é tombado pelo patrimônio nacional e é um dos centros culturais mais respeitados da cidade. 

 

Ao todo são seis pavimentos que guardam história e arte. O local guarda museus, como o Museu Abelardo Rodrigues de Arte Sacra. Apesar da estrutura se manter conservada e preservada, existem alguns cômodos que possuem tetos forrados com painéis de madeira da época.

 

Além disso, o centro cultural abriga a Galeria Solar Ferrão que expõe quatro coleções: a de Arte Africana Claudio Masella; a de Arte Popular; as Plásticas Sonoras, de Walter Smetak; e a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereadores relatam estragos causados por chuvas em cidade do Oeste baiano

Vereadores de Barreiras cobram ações urgentes da prefeitura após chuvas Vereadores de Barreiras, no Extremo Oeste baiano, usaram as redes sociais para expor os...

PF investiga fraudes com biometria de clientes idosos na Caixa em 10 cidades baianas

Meta description: PF deflagra a Operação Mimetismo para combater fraudes bancárias que utilizam biometria facial e digital de clientes idosos na Bahia; investigação...

Mulher é presa por golpe de falso emprego em Porto Seguro; esquema rendeu mais de R$ 50 mil contra centenas de vítimas

Uma mulher de 35 anos foi presa sob suspeita de aplicar um golpe de falso emprego contra cerca de 300 pessoas em Porto...