SDE celebra parceria entre a UFBA e o Instituto Confúncio pela Universidade de Xangai

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta sexta-feira (25), para anunciar a chegada do Instituto Confúcio ao estado, fruto de parceria entre a UFBA e a Universidade de Xangai. 

 

Esta é a primeira vez que a universidade chinesa formaliza uma parceria com um estado na América Latina. A comitiva formada pelo vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, e pelos professores Elsa Kraychete, Kun Zhang e Jin Qi foi recebida pelo secretário da SDE, Angelo Almeida. A inauguração formal ocorrerá no dia 11 de setembro, às 10 horas, na Reitoria da UFBA. 

 

O secretário da SDE destacou que é uma orientação do governador Jerônimo Rodrigues intensificar as relações diplomáticas, bilaterais e comerciais com a China e com o mundo acadêmico, fortalecendo a economia criativa. “Nós estamos colhendo frutos de uma interação com o povo e o governo chinês, iniciado ainda no meu mandato de deputado estadual, no qual contribuí para construção da frente parlamentar e agora, além de termos o avanço da relação bilateral de empreendimentos com a China, estamos tendo a oportunidade de receber aqui uma expectativa que é carregada de muito simbolismo, a Universidade de Xangai junto com a Universidade Federal da Bahia anunciando a instalação do Instituto Confúcio no nosso estado no dia 11 de setembro”, afirmou Angelo.

 

“Penso que a instalação do Instituto Confúcio na UFBA é um começo muito bom, um intercâmbio amplo cultural, não somente entre Xangai e a Bahia, mas entre China e Brasil, especificamente depois da visita do presidente Lula ao fórum dos BRICS. É muito importante ter esse tipo de intercâmbio porque o Sul Global é cada vez mais importante para o mundo. Vamos criar um mundo mais multipolar”, diz o professor Kun Zhang, diretor chinês do instituto. 

 

Os Institutos Confúcio são iniciativas públicas promovidas pela Fundação de Educação Internacional Chinesa, com o propósito de fomentar a educação e cultura chinesas. Essas organizações, sem fins lucrativos, têm como objetivo principal o ensino da língua e cultura chinesas, além de facilitar o intercâmbio educacional e promover a amizade entre diferentes povos. Os Institutos Confúcio foram estabelecidos em 2004 e estão vinculados ao Ministério de Educação da China, através do Hanban (Escritório Nacional para o Ensino da Língua Chinesa Como Língua Estrangeira). 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Imagem mostra furto de carro em rua de cidade da Chapada Diamantina

Furto de veículo em Morro do Chapéu é registrado na madrugada; suspeito é procurado Meta description: Polícia de Morro do Chapéu investiga furto de...

Operação prende acusado de executar rivais do tráfico de drogas no Extremo Sul da Bahia

Um homem, de 35 anos, foi preso acusado de cometer homicídios por disputas pelo tráfico de drogas em Nova Viçosa, no Extremo Sul baiano....

Lojistas e policiais militares são alvos de operação contra venda de armas a facções criminosas

Deflagrada na manhã desta terça-feira (27), a segunda fase da Operação Fogo Amigo tem como alvo uma organização criminosa especializada na venda ilegal...