O desabastecimento de energia elétrica que atingiu 25 estados e o Distrito Federal nesta terça-feira (15) faz lembrar que o “apagão” já atingiu o Brasil de diferentes formas e intensidades nas últimas décadas No começo do século, o país viveu uma verdadeira “Crise do Apagão” e houve racionamento de energia, o que atingiu diversos setores da economia.
Relembre os principais casos em levantamento feito pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias:
1985
Um blecaute atingiu oito estados e o Distrito Federal na noite de 17 de abril, uma terça-feira. Houve caos no trânsito em São Paulo, com acidentes e pelo menos duas pessoas atropeladas, por conta do funcionamento dos semáforos. A situação teria começado após uma sobrecarga em São Roque (SP).
1999
Grande apagão atingiu 10 estados brasileiros e DF na noite de 11 de março, uma quinta-feira. A pane teria começado em uma subestação de energia elétrica em Bauru (SP).
2001
Ano da chamada “Crise do Apagão”. Entre as ocorrências, uma marcante foi quando uma falha humana na subestação de Cachoeira Paulista (SP) levou à falta de energia no Sudeste.
Uma das soluções encontradas pelo governo da época foi criar uma política nacional de racionamento de energia, que durou até 2002. Também houve um investimento nas termoelétricas para servir de apoio às hidrelétricas. O modelo termoelétrico é menos sustentável, gerando energia com carvão, por exemplo.
2009
Uma falha de três linhas de transmissão da hidrelétrica de Itaipu (PR) provocou apagão que deixou 18 estados sem energia, sendo que quatro foram completamente atingidos. O apagão também atingiu o Paraguai, que ficou sem energia em 90% de seu território por cerca de 30 minutos. A energia caiu na noite de 10 de novembro, uma terça-feira, e voltou na madrugada do dia seguinte.
2011
O apagão atingiu todos os estados do Nordeste, menos o Maranhão, após pane em subestação de Jatobá (PE). A queda de energia acabou por volta das 23h30 do dia 3 de fevereiro e foi retomada às 4h do dia 4 de fevereiro.
2012
Um apagão atingiu nove estados do Nordeste no final da noite de 25 de outubro, uma quinta-feira, e início da madrugada de sexta. Nove estados do Nordeste foram atingidos. Estados do Norte também foram atingidos parcialmente, além do DF. As investigações revelaram, mais tarde, que o apagão foi causado por um curto-circuito em uma subestação em Colinas (TO). Falhas em equipamentos do sistema de proteção pioraram o problema.
2014
Uma falha na parte da transmissão de energia entre o Norte e o Sudeste deixou milhões de brasileiros sem energia elétrica em quatro regiões do Brasil. O apagão aconteceu na tarde do dia 4 de fevereiro.
Comentários Facebook