A corrida pela prefeitura de Madre de Deus já começou. Apesar disso, o cenário atual tem apontado para a possibilidade de uma alteração no comando da gestão local. Um levantamento interno tem movimentado os bastidores da política municipal, apontando, inclusive, para a possibilidade do retorno de antigos gestores ao embate político.
Obtido pelo Bahia Notícias, o levantamento para consumo interno apontou que Dailton Filho (PSB), atual prefeito, estaria atrás de dois outros ex-prefeitos do município na corrida por 2024. O atual gestor teria ficado atrás de ex-gestores, como Jailton Jajai (PTB) e Jeferson Andrade (PP). A avaliação da gestão também foi tema do levantamento, onde a maioria acredita que o governo de Dailton é desaprovado.
O BN também visualizou que mais de 70% dos entrevistados desaprovariam o governo de Dailton. Além disso, o entendimento seria de que a ação da gestão seria pior do que a administração anterior. Entre os principais problemas da gestão, segundo o levantamento estariam o desemprego, a segurança e a saúde.
Recentemente, o Bahia Notícias divulgou que Dailton Filho (PSB) seria alvo de uma ação de improbidade administrativa e criminal sob suspeita de um pagamento duplo para um mesmo serviço prestado, podendo perder o mandato. Segundo documento que o Bahia Notícias obteve acesso, o município faria a terceirização da administração do Hospital Municipal a organizações sociais.
Nos últimos 5 anos, foram mais de quatro pessoas administrando a unidade. Em todos os casos, as administrações anteriores deixavam débitos com os médicos, apesar de alguns terem recebido os repasses integralmente.
O cenário no município ainda permanece incerto, por conta do impasse jurídico envolvendo Jeferson Andrade, já que ele foi afastado da prefeitura, após determinação da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tendo também os direitos políticos suspenso (veja mais e mais). A decisão exigiu a posse do vice-prefeito à época, Jailton Jajai, que assumiu o posto até ser derrotado pelo atual gestor, Dailton Filho. Já a Jeferson Andrade recorreu Tribunal de Justiça e aguarda uma decisão da corte para poder participar da disputa ou não.
Comentários Facebook