Por que ler é importante para todos nós?

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Tantas pessoas se interessam pela leitura, mas não conseguem uma conexão. A importância da leitura na infância, na juventude e na fase adulta são indiscutíveis, por isso enumero alguns motivos para você se encantar com os livros e com os benefícios que eles trazem.

Ler é importante, porque:

1- Em primeiro lugar por prazer. Ler é uma atividade muito prazerosa. Nos traz horas de entretenimento e nos faz viajar sem sair do sofá.

2- Para exercitar a memória e a atenção. A leitura exige atenção e, através dela, memorizamos o enredo, nomes, enriquecemos nosso vocabulário e trazemos para o presente palavras pouco usadas, mas que já faziam parte de nosso repertório.

3- Para aumentar nosso conhecimento. Os livros trazem cenários nunca vividos, cidades distantes que talvez não conhecêssemos sem a leitura, histórias de vida surpreendentes e personagens que nos impactarão.

4- Para amenizar o estresse e ansiedade. A leitura acalma. O hábito de leitura antes de dormir traz um sono restaurador, mas escolha para a leitura noturna contos leves ou poesia e um livro impresso, pois a luz do digital, no celular ou tablet, inibe a produção de melatonina, hormônio do sono, prejudicando seu descanso. Com o hábito da leitura antes de dormir o corpo se habitua e se prepara para relaxar e trazer uma boa noite de sono, evitando a insônia, um mal vivido e tão relatado em nossos tempos.

5- Para evitar a depressão, diminuir os níveis de estresse, o ritmo da respiração e relaxar. Doenças como a depressão também podem ser evitadas com um livro que se torna um companheiro capaz de espantar a solidão, pois com o hábito da leitura você nunca estará sozinho.

Se não bastassem todos esses benefícios, estar sempre atualizado em leituras ajuda no convívio social e torna as conversas muito mais interessantes.

Por Renata Rebesco/Matéria Primma

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS