TAGS

Sobe para 13 total de vítimas mortas na Operação Escudo no Guarujá

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Logo Agência Brasil

O total de vítimas mortas durante a Operação Escudo, no Guarujá, litoral paulista, subiu para 13, nesta terça-feira (1º). Em nota, a Secretaria da Segurança Pública destaca que a operação continua “em curso”, apesar das denúncias de violência policial em torno do caso.ebcebc

A secretaria afirma que as vítimas “morreram ao entrarem em confronto com as forças de segurança desde o início da operação”. Ontem a pasta já havia dito que daria seguimento à operação e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, negou que a polícia tenha cometido excessos.

Notícias relacionadas:

  • Operação da Polícia Militar deixa oito mortos no Guarujá.

O governo estadual tem recebido críticas e sido questionado por conta da operação, que foi deflagrada após o assassinato do policial Patrick Bastos Reis, soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), na última quinta-feira (27). No mesmo dia, um homem de 28 anos de idade, suspeito de ser o autor do crime, foi preso.

Oficialmente, a Operação Escudo tem por objetivo o combate ao narcotráfico e prendeu, até o momento, 32 pessoas. Diversas entidades têm levantado dúvidas sobre a atuação dos agentes das forças de segurança, apontando abusos de autoridade.

Uma comissão formada pela Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo, pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) se deslocou ao Guarujá, para apurar se houve ou não excessos por parte dos policiais. O grupo irá ouvir familiares das vítimas e, eventualmente, outras pessoas que possam ter sido alvo de arbitrariedades praticadas pelos policiais.

Segundo o ouvidor da Polícia, Claudio Silva, organizações de defesa dos direitos humanos têm recebido inúmeros relatos de brutalidade policial, relacionados à Operação Escudo. Silva comentou  que a região da Baixada Santista já tem convivido, há algum tempo, com a truculência dos agentes da polícia.

O Ministério Público de São Paulo designou, ontem, três promotores da região para investigar a atuação da Polícia Militar no âmbito da Operação Escudo. Os nomes foram indicados pelo procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo.

 

*Matéria alterada às 16h10min para atualização do número de mortos informados pela Secretaria de Segurança Pública. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Surfista portuguesa denuncia assédio após receber fotos dela nua produzidas por inteligência artificial

A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis, de 26 anos, revelou em suas redes sociais, nesta quarta-feira, 30, que recebeu imagens geradas por inteligência artificial em que aparece nua. Segundo Mariana, a pessoa responsável pela imagem exigiu o pagamento de cinco mil euros e ameaçou divulgar as fotos para sua família, amigos e patrocinadores. “Tenho passado

CBF nega realização da Supercopa do Brasil 2024 no exterior 

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) rechaçou qualquer possibilidade da próxima Supercopa do Brasil ser realizada nos Estados Unidos. Em contato com o site da Jovem Pan, a assessoria de comunicação da entidade informou que não existe chance do torneio ser disputado no exterior. A reportagem ainda apurou que a CBF recusou propostas para mandar

Quem pode assumir o ministério da Justiça com a aprovação de Flávio Dino para o STF

Com a indicação do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), o governo já avalia quem ocupará a chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública caso ele seja aprovado pelo Senado. Hoje, cinco nomes despontam na disputa pela sucessão para a pasta. O ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski é um nome que agrada