STF autoriza silêncio de ex-comandante da PMDF na CPMI do 8 de Janeiro

Publicado:

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (28/8), que coronel Fábio Augusto, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), poderá ficar em silêncio durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Fábio Augusto era responsável pela PMDF durante os ataques golpistas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

A decisão foi motivada por um habeas corpus preventivo protocolado pela defesa do ex-comandante da PMDF no Supremo. Zanin também garantiu que Fábio Augusto poderá ser acompanhado por seu advogado durante a oitiva.

Investigação Em janeiro, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão do coronel Fábio Augusto por possível omissão na segurança da capital federal durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O militar estava preso no 1° Regimento de Polícia Montada, em Taguatinga, e foi solto em fevereiro.

PGR denuncia e pede prisão do atual comandante da PMDF e de mais 6 oficiais da cúpula por 8/1

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o coronel da Polícia Militar do DF ao STF. O militar é acusado dos crimes de delitos de ebulição violenta do Estado Demorato de Direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e infringir a Lei Orgânica e o Regimento Interno da PM.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colete à prova de balas da TV Bahia é encontrado em casarão de Salvador que servia de QG para facção

Um colete à prova de balas da TV Bahia foi encontrado durante uma operação conjunta da Guarda...

Polícia encontra corpo esquartejado dentro de carro do cantor D4vd

Um corpo foi encontrado dentro de um carro registrado em nome de David Anthony Burke, conhecido artisticamente como D4vd, em Los Angeles. Segundo...