Prado sedia Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Conferência Territorial sobre Segurança Alimentar e Nutricional aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores do Prado, como etapa do processo de adesão do município na consolidação de políticas públicas, necessárias para a garantia de uma alimentação adequada e saudável, como um dever do Estado e direito de todos.

Essa ação se repete em vários municípios brasileiros como medida para fortalecer o pacto entre os entes federativos (municípios, estados e União) na discussão pela soberania e segurança alimentar e pela promoção do direito humano à alimentação adequada no Brasil.

IMG 0430 scaled

A etapa da conferência realizada em Prado teve o formato territorial, numa iniciativa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do estado da Bahia, para reunir os municípios de Guaratinga, Itamaraju e Vereda, integrantes dos territórios de identidade Extremo Sul e Costa do Descobrimento.

A sociedade civil organizada esteve representada diversos segmentos, incluindo indígenas, quilombolas, terreiros e assentados da reforma agrária, dentre outros, numa demonstração de que as conferências fortalecem a democracia, incentivando a participação social como pilar fundamental na identificação de gargalos e de propostas para o estabelecimento de condições dignas de vida e cidadania de quem vive em situação de vulnerabilidade social.

IMG 0512 scaled

De acordo com Fabya Reis (Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do estado da Bahia), “essa conferência é mais uma demonstração pública de nosso compromisso pelo fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) na Bahia, pela assistência social efetiva e promoção da segurança alimentar e nutricional, sobretudo para segmentos vulnerabilizados, demonstrando a urgência políticas públicas para assegurar o alimento na mesa de tantas famílias que passam por necessidade, sobretudo, alimentar”, explica.

Segundo o Prefeito de Prado, Gilvan Produções, “mais uma vez o município pradense se destaca com os esforços para erradicar a fome, garantir direitos iguais para todos de ter acesso à comida e condições dignas para todos”, destaca.

IMG 9934 scaled

O evento contou com presenças de Odilei Matos (Presidente da Câmara Municipal do Prado); dos vereadores, Marciclei do Carmo, Luciana da Lookgás, Cacique Zeca e Professor Boloca, de Fabya Reis (Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), Gilvan Produções (Prefeito de Prado) e Carlão da Saúde (Vice-Prefeito), Hervison Pereira (integrante do CONSEA/BA – Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), Alex Chaves e Danilo Ferraz (representantes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER) e Fabiana Longo (membro da comissão organizadora da conferência em Prado), dentre outros nomes.

IMG 0488 scaled

SOCORRO DURANTE AS FORTES CHUVAS: Durante o período das chuvas, centenas de famílias foram beneficiadas com cestas básicas e kit de higiene pessoal, com o cadastro de 318 famílias em extrema situação de vulnerabilidade social. Levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social identificou a necessidade de moradias para cerca de 100 delas, razão pelo qual o municipio foi contemplado com a construção de 95 moradias populares, com boa parte delas já construídas e em fase de acabamento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado da Bahia amplia para 567 hectares a investigação nas áreas da Basevi em Prado

Já chega a 567,62 hectares o total de terras sob investigação na área cuja posse é reclamada pela Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa...

Oz BBB Futebol Clube conquista Copa Pradense de Futebol 2025

Oz BBB F.C. escreveu seu nome na história do futebol pradense ao conquistar o título da Copa Pradense de Futebol 2025, após uma final...

Flamengo e Vasco também vivem grande rivalidade na Juerana, em Prado

A rivalidade entre Flamengo e Vasco não se limita aos grandes centros do futebol brasileiro. No interior da Bahia, ela também é vivida com...