Presidente Lula e ministros lamentam morte de ex-ministro José Gregori

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do governo e outros políticos lamentaram a morte do ex-ministro da Justiça José Gregori. O ex-secretário de Direitos Humanos do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) morreu neste domingo (3/9), aos 92 anos, em São Paulo.

Tucano histórico, o advogado José Gregori participou diretamente na fundação do PSDB. Ele enfrentava complicações de uma pneumonia e estava internado há mais de dois meses no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. A causa da morte não foi divulgada.

Em nota, Lula homenageou o ex-ministro, ao afirmar que ele era um “grande defensor dos direitos humanos”.

“O jurista José Gregori sempre foi um grande defensor dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito no Brasil, principalmente nos momentos mais desafiadores para nossa democracia”.

“Defendeu sempre seus ideais, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa história recente. Neste momento de tristeza, envio meu abraço aos seus familiares, amigos, companheiros de militância política e admiradores”, seguiu o petista.

Além do mandatário, outros ministros prestaram solidariedade aos familiares e lembraram o legado de Gregori.

Paulo Teixeira, titular do  Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, chamou o jurista de “um homem fabuloso, que se dedicou a vida toda ao povo brasileiro”.

“Com tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-ministro José Gregori. Um homem fabuloso, que se dedicou a vida toda ao povo brasileiro. Foi ministro dos Direitos Humanos. Sempre teve lado na defesa da democracia brasileira. José Gregori, presente! Meus sentimentos às filhas!”.

O atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, também lamentou o falecimento do antigo secretário.

“Soube agora do falecimento de José Gregori, ex-ministro da Justiça e ex-secretário Nacional de DH. Sua vida foi marcada por um firme compromisso com os direitos humanos e com a consolidação da democracia. Muito obrigado, José Gregori. Seu legado jamais será esquecido”.

Veja os posts:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bandido condenado a 186 anos é preso pela PF após uma década foragido

Um homem condenado a 186 anos de prisão, que estava foragido há dez anos, foi capturado pela Polícia Federal no Amapá do Maranhão...

Exposição internacional em Salvador tem nomes baianos entre os artistas

A rica cultura da Bahia brilha na exposição **Ancestral: Afro-Américas**, que está em cartaz no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). O evento,...