Postura de Zema com Lula é ‘politicamente equivocada’, diz Gleisi Hoffmann

Publicado:

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou a postura com que o governador Romeu Zema (Novo) tem tratado a relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mineiro tem se esquivado de encontros com os ministros da gestão petista e com o próprio chefe do Palácio do Planalto, mas já o convidou para visitar o estado.

Durante o evento que lançou o deputado federal Rogério Correia (PT) como pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Gleisi afirmou que a postura é “equivocada politicamente”. “Eu acho que o governador tem deixado claro que não quer ter essa relação. Não faz nenhum gesto de amistosidade para ter essa relação”, disse.
A petista ainda afirma que, apesar da relação difícil, o presidente não faltará com Minas Gerais. “O presidente Lula tem relação com Minas Gerais, jamais faltará com o povo mineiro. Seus programas e projetos chegarão até a população independente da postura do governador, que, ao meu ver, é equivocada politicamente”, completou.
Desde que assumiu o Executivo nacional, Lula se encontrou com Zema em apenas uma oportunidade, quando o presidente se reuniu os governadores em janeiro para ouvir as pautas de cada estado. Em outras oportunidades, o Governo Estadual tem mandado representantes de segundo escalão, como secretários adjuntos.
Em agosto, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), cumpriram agenda em Belo Horizonte, mas Zema não compareceu mesmo com o compromisso marcado na agenda oficial.
Os ministros minimizaram a ausência, afirmando que a orientação de Lula é tratar todos os estados da mesma maneira. Ainda no mesmo mês, o governador também faltou ao evento de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde o presidente convidou todos os chefes estaduais – Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) também não compareceu.
Por outro lado, Zema tem se encontrado com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em outras ocasiões. Os dois estiveram juntos, por exemplo, na exportação do primeiro lote de lítio para a China e na entrega de 30 veículos do programa de renovação da frota no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas. Na última ocasião, o governador afirmou que Lula é “muito bem-vindo”.
“Convido o presidente Lula para estar presente aqui. Vamos completar um ano da instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) e em breve iniciaremos as obras do metrô na capital, então o presidente Lula será muito bem-vindo ao nosso estado, para presenciar o desenvolvimento que está acontecendo”, disse Zema.

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba quem saiu na frente na Copa Centro-Oeste de Futsal

Neste domingo (9), começou a tão esperada Copa Centro-Oeste de Futsal. As partidas estão sendo realizadas no ginásio Olhos D’Água, em Brazlândia, com...

Fim da linha para Bolsonaro: só resta apelar para os santos

A situação do ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou crítica. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou seu recurso, encerrando as últimas esperanças de reverter...

STJD julga recurso de Bruno Henrique nesta segunda; entenda situação

O Pleno do STJD se reúne hoje, 11 de novembro, às 10h, para analisar o recurso de Bruno Henrique, atacante do Flamengo. Ele...