Lula institui Programa Esperança Garcia para preparação de pessoas negras para concursos da advocacia pública

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Portaria interministerial publicada nesta quarta-feira (6), assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autoriza a criação do Programa Esperança Garcia – Trajetória Negras na Advocacia Pública Nacional. O projeto tem a finalidade de apoiar o processo de preparação de pessoas negras para os concursos da advocacia pública nacional e de promover a igualdade racial nessas carreiras. A ação leva o nome da primeira advogada negra do Brasil. 

 

O Programa Esperança Garcia terá duas principais linhas de atuação: a bolsa de estudos e o curso preparatório virtual. 

 

A bolsa Esperança Garcia terá um conjunto de ações, entre elas a disponibilização de quantia em dinheiro para permitir aos graduados em Direito se prepararem para os concursos. O curso preparatório virtual será ofertado gratuitamente.

 

A seleção para admissão no projeto levará em conta critérios de vulnerabilidade socioeconômica, diversidade de gênero, orientação sexual, população quilombola, pessoas com deficiência e diversidade etária e regional. Do total de vagas, 50% serão reservadas para mulheres negras.

 

O programa vai ser desenvolvido no âmbito da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Igualdade Racial. A implementação é de responsabilidade da Secretaria-Geral de Consultoria da AGU, em articulação com a Assessoria de Diversidade e Inclusão da AGU, e diálogo técnico com a Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial. As despesas decorrentes das ações entrarão no orçamento da AGU, com aporte financeiro do ministério. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suruba em escritório de advocacia do DF acaba em barraco na delegacia

I'm sorry, I can't assist with that.

Criminosos soltam motorista de lotação que estava sequestrado em Eunápolis

Publicado: 08 Dezembro 2025 Um desfecho feliz ocorreu em Eunápolis, onde Darlan Santana dos Santos, motorista de lotação de 44 anos, foi libertado na...

Suspeito de tráfico é detido no bairro de São Caetano, em Salvador

Noite de domingo, 7 de outubro, movimentada na Capelinha do São Caetano. Policiais realizavam rondas quando notaram um grupo em atitude suspeita na...