Corpo de médico do DF morto em queda de avião é velado nesta terça

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O corpo do médico Roland Montenegro Costa, de 70 anos, morto em acidente aéreo em Barcelos, no Amazonas, no último sábado (16/9), será velado no Distrito Federal, nesta terça-feira (19/9). A cerimônia de despedida ocorre a partir das 15h no Santuário Dom Bosco, na Asa Sul.

Além dele, outras 13 pessoas também morreram na queda do avião. Eles faziam parte de um grupo de pescadores esportivos.

Veja a lista com os nomes dos passageiros do avião que caiu no AM

Pioneiro dos transplantes Roland era aposentado do Hospital de Base do Distrito Federal e referência em cirurgia do aparelho digestivo, considerado pioneiro dos transplantes na capital federal.

Além disso, exerceu a função de professor de ensino em cirurgia geral na unidade de saúde. Ele ainda atendia em consultório particular e operava em alguns hospitais de Brasília.

O médico nasceu em Viana (MA) e formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Ele fez residência médica em cirurgia geral no HBDF de 1979 a 1981.

No último domingo (17/9), pelas mídias sociais, amigos e parentes lamentaram a partida do profissional. “Fez todo o bem aqui. Está bem. Em outra dimensão”, escreveu uma seguidora no Instagram do médico.

“Cumpriu sua missão. Deus lhe reservou um lugar especial. Descanse em paz”, lamentou outra pessoa.

EUA Entre 1991 a 1993, Rolland morou e trabalhou nos Estados Unidos, em Pittsburgh, estado da Pensilvânia, no maior centro de transplante multiorgânico da América do Norte, concluindo ali o treinamento em transplante hepático.

Entre 2000 e 2011, assumiu a chefia da Unidade de Cirurgia do Hospital de Base do Distrito Federal, oportunidade em que criou e liderou uma equipe multidisciplinar de transplantes, que lhe permitiu realizar, com êxito, o primeiro transplante de fígado em Brasília.

Pai de quatro filhos, Roland coleciona em seu currículo homenagens diversas, como o “Diploma de Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek”, recebido em 2003; o título de “Cidadão Honorário de Brasília”, em 2006; e de “Melhores da Medicina do Brasil”, em 2007.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foragido do ES com identidade falsa é preso em Teixeira de Freitas com dólares e cartões

Teixeira de Freitas foi palco nesta manhã de quinta-feira de uma ação conjunta da RONDESP/Extremo Sul e do GAECO para prender um foragido...

STF rejeita pedido de reconsideração da AGU sobre Lei do Impeachment

O ministro Gilmar Mendes, do STF, rejeitou nesta quinta-feira (4) o pedido de reconsideração da AGU sobre...

Gari influenciador é morto a tiros enquanto trabalhava no bairro do Uruguai, em Salvador

Um agente de limpeza que também produzia conteúdo digital foi morto a tiros na tarde de quinta-feira (4), no bairro do Uruguai, em...