Bolsonaristas que apoiaram Zanin não querem Flávio Dino no STF

Publicado:

Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmar as especulações e indicar Flávio Dino para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), o seu ministro da Justiça enfrentará dura resistência no Congresso Nacional. Não terá a mesma “vida mansa” que o advogada Cristiano Zanin , que contou com votos até mesmo de bolsonaristas, que chegaram a trabalhar por sua indicação.

 

Foi o caso do deputado Sóstentes Cavalcante (PL-RJ), vice-presidente da Câmara e que atuou como um verdadeiro “cabo eleitoral” de Zanin no Congresso, ainda que caiba aos senadores, em sabatina e no plenário , aprovar ou não nomes para os tribunais superiores.

 

“O Zanin é uma coisa, o Flávio Dino é bem diferente. No Congresso, irá plantar o que colheu”, disse Cavalcante ao Correio Braziliense, se referindo a uma atuação de confronto de Dino com os bolsonaristas.

 

Leia: Dino vai criar grupo de trabalho para investigar a operação Lava Jato 

 

Também na linha de frente que apoiou e aprovou o nome de Zanin, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) afirmou que Lula terá problemas na tramitação do nome de Dino no Senado. Evangélico, Marinho é pastor da Assembleia de Deus e ajudou na campanha a favor do responsável pela defesa de Lula na Operação Lava-Jato.

 

Leia: Dino defende condenação de golpistas no STF: ‘Justa resposta’ 

 

“O Zanin tem um perfil bem diferente do Dino. É um advogado, não tem atuação política. Bem diferente do Dino, que é um político e que gosta de um confronto, além de ser de esquerda desde muito tempo. O Supremo já é suficientemente uma Corte política. O Lula vai ter dificuldade se de fato indicá-lo”, disse Marinho ao Correio.

 

O senador Hiran Gonçalves (PP-RR) é outro parlamentar que apoiou Zanin e não vê a mesma situação confortável para Dino, mas é mais prudente na avaliação.

 

“O caso do Dino é mais delicado, por sua personalidade, mas não quero antecipar voto. Vamos esperar para ver se o Lula vai indicá-lo mesmo”, afimou Hiran.

 

Zanin foi aprovado com folga no Senado, pelo placar de 58 votos a favor e 18 contrários. 

 

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Filipe Luís avalia peso de erros na briga pelo título do Brasileirão

Na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo e o Flamengo empataram em 2 a 2 nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, em...

Número de mortos em explosão de avião de carga nos EUA sobe para 12

O número de mortos na queda de um avião de carga da UPS em Louisville, Kentucky, subiu para 12, de acordo com autoridades...

Mano Menezes avalia postura do Grêmio após derrota para o Cruzeiro

Na última quarta-feira (5/11), o Grêmio enfrentou o Cruzeiro em um confronto pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Infelizmente, o Tricolor Gaúcho saiu...