Vereador propõe título de cidadão soteropolitano a Carlos Lupi, ministro da Previdência Social

Publicado:

O vereador Anderson Ninho (PDT) decidiu propor a entrega do título de Cidadão da Cidade de Salvador ao atual ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Por atuar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Lupi deixou temporariamente o posto de presidente nacional do PDT – mesmo partido do vereador. O comando da sigla está com André Figueiredo no momento.

 

A honraria proposta foi protocolada nesta terça-feira (19) e será submetida à dicussão única com pareceres das comissões de Constituição e Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento e Fiscalização, e a aprovação depende de voto favorável de pelo menos 2/3 (dois terços) dos integrantes da Câmara.

 

Conforme regimento da Casa Legislativa, os títulos e honrarias propostos pelos edis são uma “forma de reconhecimento à atuação destacada de pessoas e/ou instituições que desempenham ações em prol do crescimento e desenvolvimento da cidade”. O título de cidadão soteropolitano é concedido a pessoas nascidas fora da capital baiana e que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador.

 

QUEM É CARLOS LUPI
Natural de Campinas, em São Paulo, e radicado no Rio de Janeiro, Carlos Lupi ajudou Leonel Brizola a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 1980.

 

Entre 1983 e 1987, Lupi foi coordenador-geral das regiões administrativas da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Em 1988, ocupou o cargo de assessor especial do prefeito. Dois anos depois foi eleito deputado federal pelo estado, licenciando-se logo em seguida para assumir a Secretaria Municipal de Transportes do Rio.

 

Carlos Lupi foi vice-líder do PDT na Câmara dos Deputados, tesoureiro e vice-presidente nacional do partido. Em julho de 2004, assumiu a presidência nacional do PDT, cargo que ocupa até hoje.

 

Em março de 2007, assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego e permaneceu no cargo até dezembro de 2011. Em 2017, foi conduzido ao cargo de vice-presidente da Internacional Socialista (IS). Em janeiro deste ano, assumiu o Ministério da Previdência Social no terceiro governo de Lula.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro teme o crescimento da grama à sua porta

Bolsonaro não tem nada a ganhar ao anunciar quem será seu candidato à presidência em 2026 antes de iniciar a pena de 27...

Mistura explosiva: a estratégia que impede facções de dominar o DF

Enquanto grandes capitais do Brasil lutam contra presídios dominados por facções, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV),...

Tremembé: ator de Campinas revela dificuldade em cena de casamento

Daniel de Almeida Santos, que vive o personagem Vladmir na nova série do Prime Video, Tremembé, se destacou entre os fãs por uma...