Calor: SP registra 36,5°C, maior temperatura da história para setembro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – Em meio à onda de calor que atinge o país, a cidade de São Paulo registrou neste domingo (24/9), segundo dia da primavera, a maior temperatura para o mês de setembro desde 1943, início da série histórica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Às 15h, a estação convencional marcou 36,5ºC, recorde histórico para este mês na capital paulista.

Ainda segundo o Inmet, a temperatura máxima registrada nesta tarde também é a maior de 2023 na capital paulista, que tem batido recordes consecutivos de calor na última semana.

No sábado (23/9), o Mirante de Santana havia marcado com 34,8°C, até então o maior índice do ano.

O recorde de temperatura também é confirmado pelos termômetros do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à Prefeitura de São Paulo. Segundo o órgão, a média de temperatura máxima neste domingo está em 34,7°C, a maior do ano.

De acordo com o CGE, a massa de ar quente e seco deve continuar atuando pelo menos até a próxima quarta-feira (27/9). O calorão só deve diminuir a partir da quinta-feira (28/9), com previsão de retorno das chuvas, com pancadas isoladas.

Calor O Inmet afirma que o inverno de São Paulo em 2023 entrou para a história como o mais quente de todos os tempos. A média das temperaturas máximas foi de 29,5°C – normalmente, essa média é de 23,6°C, considerando a série histórica. No ano passado, a média das máximas foi de 24,7° C.

Dados da Secretaria da Saúde também mostram que o estado de São Paulo já registrou cinco mortes neste ano relacionadas ao calor. O número de atendimentos ambulatoriais e internações por causa das altas temperaturas também é o dobro do registrado em 2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veículo apreendido era a última peça de esquema de clonagem que já tinha dono preso, diz delegado

Itamaraju registrou a apreensão de uma caminhonete Fiat Strada com fortes indícios de clonagem na manhã deste domingo (28). A ação, realizada pela...

Preso que fez refém durante ‘saidinha’ foi localizado por sinal emitido pela tornozeleira eletrônica

Um detento condenado por latrocínio, que cumpria pena em regime provisório e estava em saidinha temporária de fim de ano, foi preso em...

Casal de turistas se manifesta após agressão em Porto de Galinhas

Um casal de turistas de Mato Grosso foi agredido em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, após questionarem o valor cobrado pelo...