Deputado entra com notícia-crime contra assessora de Anielle Franco; entenda o caso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A oposição protocolou uma notícia-crime contra a assessora especial do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Marcele Decothé, após publicação da profissional viralizar nas redes sociais. Na postagem, ela teria feito crítica à torcida são paulina, enquanto acompanhava a ministra Anielle Franco (PT-RJ) na final da Copa do Brasil no último domingo (24). O MIR já havia anunciado que investigaria o caso.

 

“Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade (sic)…”, escreveu Marcele Decothé nas redes sociais. “Pior de tudo de pauliste”, complementou a chefe da assessoria especial da ministra da Igualdade Racial.

 

A denúncia foi protocolada nesta terça-feira (26), junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e a Polícia Civil de São Paulo (PC-SP), pelo deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), segundo aponta publicação do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

A representação ao MP-SP e a PC-SP afirma que houve “configuração de crime de discriminação racial”, e cobra o afastamento imediato da assessora.

 

“A assessora praticou discriminação por cor e procedência nacional, uma vez que afirmou que a torcida branca é descendente de europeu safado (cor e procedência nacional) e fez ainda uma relação entre eles e o fato de serem paulistas (procedência nacional)”, afirma o documento.

 

O documento ainda questiona o comportamento da assessora com correlação ao cargo. “O que causa ainda mais perplexidade é o fato dela ser Assessora Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Igualdade Racial, pasta do Poder Executivo Federal competente para planejar, coordenar e executar políticas públicas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo em caráter nacional”, conclui o documento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Natal de sangue: jovem é morto a tiros em churrasco na frente da mãe

Jovem de 23 anos é morto a tiros durante churrasco de Natal em Contagem; caso segue em apuração ...

Discussão por uso de touca termina com prisão por injúria racial em rodoviária de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas viveu mais um caso de injúria racial. Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na tarde de 24...

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai ao tentar embarcar para El Salvador com passaporte irregular

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso na madrugada desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai,...